terça-feira, 10 de julho de 2012

3 comentários:

  1. O Homem moderno, Homo Sapiens, civilização humana tem 7.525 anos, mas somente nos últimos 200 anos começou, de fato, a produzir lixo; ser ou não ser lixo é uma questão de racionalidade; lixo é todo elemento físico ou físico orgânico que agride um ou mais dos 4 Elementos da Natureza - Energia luminosa e calorífica do Sol;, atmosfera com água no estado gasoso, ar atmosférico e 12 gases, dos quais 8 são gases nobres e 4 (outros) integram 96% dos corpos vivos de animais e vegetais; água no estado líquido - salgada nos Oceanos e doce nas terras emersas - aonde se gera 99% dos reinos vegetal, animal e microrganismos; solo orgânico mineral VIVO; a Agressão do lixo acontece nas variáveis atmosféricas: Luz solar - temperatura, cor, intensidade, reflexão, incidência; Atmosfera - temperatura, densidade,pressão atmosférica, porcentagens dos gases, umidade do ar, ventos - direção, intensidade, ascendência, descendência; água - chuvas, estados, armazenamento; solo orgânico mineral vivo - umidade, composição mineral, composição orgânica, cor, porosidade, espessura, textura.
    Embora o atual estágio científico do Homem AINDA não possa identificar a agressão do lixo em cada uma e em todas as variáveis atmosféricas, TODAS são agredidas, sempre, instantaneamente ou em médio prazo; o Homem faz uma grande confusão do que seja, ou não, lixo. Exemplo: o homem classifica o petróleo como recurso natural, mas para Mãe Natureza petróleo é lixo - matéria orgânica de origem fóssil. O USO (queima, ou presença) do petróleo na superfície da litosfera, na atmosfera, na hidrosfera agride todas as variáveis atmosféricas dos 4 Elementos da Natureza; onde tem petróleo não tem água H²O, não tem atmosfera, não tem solo VIVO; a cor preta do petróleo, asfalto, e a fumaça da queima do petróleo interfere na incidência, reflexão e absorção da Luz solar, bloqueia a luz; nenhum ser vivo dos reinos animal e vegetal conseguem (naturalmente) reproduzir-se, alimentar-se e respirar na presença de petróleo; o lixo nuclear e o USO do petróleo-lixo destruirÃO a vida na Terra até o ano 2.200 da Era Cristã. o LIXÃO DA FOTO tem uma grande quantidade de corpos derivados do petróleo, a exemplo do plástico, cuja fumaça (da foto) é altamente tóxica; nas cidades do NEBR é comum o governo municipal determinar a QUEIMA do lixão todo mês; por que? a área do lixão é muito pequena; ao longo de anos (30, 50) o lixo vai se acumulando, e se não fosse o FOGO mensal o lixão já seria uma serra, um monte inacessível; na estupidez desses dirigentes municipais a queima do lixão é um benefício, já que o fogo destrói os insetos, microrganismos, e até seca O CHORUME que escorreria nos riachos; o fogo, um agente de destruição incompatível com a vida, é capaz de reduzir em 97% o volume do lixão, material - plástico, papel, papelão, matéria orgânica transformados em fumaça, fuligem, cinzas, carvão, altamente (e definitivamente) danosos a todas as variáveis atmosféricas supra-citadas;

    ResponderExcluir
  2. Nos lixões cidades do NEBR 80% são massa orgânica vegetal: folhas, ramos, razies, frutas, sementes, tronco de plantas; 5% são de matéria orgânica animal: animais mortos, restos de comida, fezes, que na REALIDADE ( na racionalidade) NÃO SÃO lixo; matéria orgânica é pó - vem do pó e deve voltar ao pó - É a lei da Natureza; os 15% restantes do lixão compreende plástico, papel, papelão, metais,vidro. TODOS recicláveis, com retorno financeiro; mas a estupidez se manifesta em toda plenitude quando ele inclui como lixo: barro, cerâmica, porcelana; A matéria orgânica não é lixo, mas quando armazenada em cima da terra(nos liões) ou enterrada (aterro sanitário) a DESGRAÇA está feita, já que a decomposição da matéria orgânica estimula a proliferação de insetos, ratos e microrganismos, agentes transmissores de doenças para o Homem (para os outros animais) e para as plantas; quando o lixão é queimado (como está na foto) parte da fumaça vai para a atmosfera, causando os danos já conhecidos, mas parte da fumaça permanece junto à litosfera, onde estão 90% dos animais e vegetais; para os animais a fumaça é poluição olfativa, visual, mas também bloqueia os poros da pele, impedindo a respiração e transpiração da pele; os animais que tem pelo denso, cabelos, acumulam fumaça impedindo o crescimento natural; nas plantas a fumaça bloqueia os poros da epiderme impedindo a respiração, transpiração, mas também bloqueia os estômatos das folhas das plantas, inibindo a fotossíntese. A cinza, fuligem e carvão que ficam no chão da queimada vai durar para sempre, trazendo danos permanentes. CONCLUSÃO: pra que a Humanidade armazena seu lixo? Lixos, lixões, aterros são obras da irracionalidade do Homo Sapiens - meio racional, meio instintivo, meio intuitivo, meio ambiente, PRODUTO do Meio; Sejamos o Homem por inteiro - Homo Sapiens Sapiens ( Sabe que sabe).

    ResponderExcluir
  3. A diversidade do lixo enterrado no chão (aterro)gera gases e ácidos, uma verdadeira bomba que que explodirá, com certeza, estourando o plástico de impermeabilização e arrebentando a camada de terra de cima; em hipótese nenhuma o chão é depósito para o lixo do Homem; no chão, litosfera, estão 80% do reino vegetal e 60% do Reino animal; há, naturalmente microrganismos no solo, mas o lixo cria o desequilíbrio, estimulando a proliferação de microrganismos, INCLUSIVE nos aterros. O chamado aterro sanitário funciona como um BANCO onde o Homem deposita hoje seu lixo, para gozar, no futuro, com juros e correção de equilíbrio, de todos os malefícios do seu lixo; o lixo é o luxo do Homo Sapiens. De acordo com a literatura ambiente (não ambiental) do Homem, quanto mais rica e poderosa é a nação, mais lixo, em variedade e volume, é produzido.

    ResponderExcluir