quarta-feira, 4 de julho de 2012


Equação da Vida
Elementos da Vida, elemenos da Natureza.
1º)Energia(E) luminosa(Lux) e calorífica(Cal, T)  do Sol( da Luz solar) incidente(i) na terra(chão)e refletida(r) da Terra(planeta) em valores compatíveis com a vida de 400 a 700 milimicrons ou 400 a 700nm do espectro eletromagnético, da cor violeta à cor vermelha, que compreende luminosidade + (calor), gradiente de temperatura (T de -5ºC a 75°C )onde acontece evaporação de água da hidrosfera e litosfera, condensação de água para a formação de nuvens e chuvas.
2º)Atmosfera gasosa e H2O vapor(G). Os elementos químicos(%) básicos que constituem a Célula,G= 3N+10H+18CO2+65%O=96% + 8 gases, moléculas(G) ventos(G)/direção/intensidade, onde acontece formação de nuvens(A) e chuvas(A), água(A) doce no estado líquido.
3º) Solo orgânico/mineral: substrato(S)=terra=V=m³) com 13-50 elementos químicos minerais(M)em % do volume (V)+ massa orgânica(mo) viva(animais e microorganismos) e morta(vegetal=mv e animal=ma), disposta no (substrato=S)+ 13-50M/V+mo. 13 nutrientes minerais(M/V) básicos e até 50 nutrientes minerais(M/V) em casos específicos, tudo representando 4%(M/V) da Célula viva. Mas há também gases(G), água(A), Ar(G) na composição do solo(SAGMmo)V atribuindo-lhe textura, porosidade e cor, elementos que contribuem para a intensidade de absorção e reflexão da Luz Solar no ambiente e consequentemente temperatura, direção e intensidade dos ventos, pressão atmosférica e umidade, particularmente nível de vida.
4°) água(A) no Estado Líquido, salgada nos Oceanos(AO) e doce nas terras emersas(Ae) média de 50 litros A/m³/mo, por dia, por animal (ma)para ingestão e produção de alimentos(mv), mantendo 65% de água(A) no corpo; 5 litros(média) A/dia/m³/mo, para gerar e manter uma planta – relva, arbusto e árvore (65% de água(A) no corpo) não incluídas como produção de alimentos dos animais(mva), todavia necessárias para o equilíbrio ambiental dos outros 3 elementos naturais(EGS) da vida e ciclos da água(A), do solo(S), da Atmosfera(G),  da Luz solar(E) incidente(i)e refletida(r),ciclos da Vida(mva).Água(A) doce nas terras emersas(Ae)= chuvas, 600L/m²/ano no semiárido e pampas gaúchos e 2.000L/m²/ano no restante do Brasil. Nos Oceanos AO (2/3 da Terra) a vida animal(ma) é igual(nível), mas a vida vegetal(mv) é 1:10.000.000 da vida nas terras emersas e por isso dependem da água(A) doce, solo(SAGMmo), atmosfera(G), clima(AEGMmoS) das terras emersas.A mv nas terras emersas é 10.000 vezes a “ma”.
-Membros da equação da Vida na Terra:
Vida=(E=-5º+75º/400-700nm)(G96NHCO2O)(S /13-50M+mo)(5-50L/A/m³/mva./dia).= AEGMmoS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário