sexta-feira, 6 de julho de 2012


 


Quadro Estatístico da Vida no NE.

Produção agrícola: Massa vegetal (alimento)x Clima do Nordeste
                               
PESQUISA CIENTÍFICA, DE FATO.

A produção agrícola no Nordeste com água doce, limpa e abundante das nuvens de chuvas (sem minerais, sem matéria orgânica, sem lixo) e considerando-se que os outros 3 Elementos naturais estão na medida certa(com suas variáveis atmosféricas)para criar e manter 80% das culturas agrícolas adaptadas e conhecidas na Terra, obedece à resposta natural da cobertura vegetal nativa(endêmica)da área com relação aos Elementos da Natureza que se apresenta com massa vegetal de até 1,5m³ por metro quadrado na zona da mata, sul da Bahia e nordeste amazônico onde o índice pluviométrico é superior a 2m por ano;
Até 1m³ por m² na área de CERRADO onde  a oferta natural de chuvas é de 400 a 1.200mm ao ano, no Agreste, dentro do Sertão, nos  brejos de baixadas e de altitudes, junto ao litoral desde João Câmara - RN até o Maranhão; 
E nos outros Estados NE, o cerrado ocupando 450.000km² da Região Nordeste; de 0,01m³ a 0,25m³ por metro quadrado na caatinga do sertão com índice anual de chuvas  de 300mm a 800mm, com 8 meses de verão(massa vegetal de 0,25m³Xm² durante estação das chuvas).

 A massa orgânica vegetal nativa que alimenta os animais que fornecem carne, leite, ovos, mel da alimentação humana representa 60% do alimento desses animais;
Os 40% restantes dessa alimentação do gado é cultivado com gramíneas, cereais e legumes bem adaptadas ao clima nordestino, tem massa vegetal variando(de acordo com o vegetal) de 0,1m³ a 0,2m³ por metro quadrado da área cultivada/ano.

As fruteiras mais adaptadas ao clima NE, a exemplo da mangueira e cajueiro, são árvores que atingem, com 5 anos de vida, 2m³ de massa vegetal (compacta), com a base da copa da árvore cobrindo 20m², exigindo, por isso, que se tenha até 100 dessas árvores por hectare(10.000m²), 100m² para cada árvore frutífera para atender a concorrência de água, luz solar, ventilação, nutrientes minerais.
Uma mangueira nesse porte, idade e condições ambientais produz de 8.000 a 12.000 mangas por safra (uma vez por ano). Cada manga tem em média 200 ml de polpa, ou cerca de 200 gramas de massa orgânica da alimentação humana, duas toneladas de polpa por mangueira, o que significa 2x100=200 toneladas por hectare, ou 20 kg de polpa por metro quadrado de área cultivada de mangueiras;
No caso do cultivo de cana–de-açúcar ou capim elefante (gramínea) para alimentação do gado, a massa orgânica útil por metro quadrado de área cultivada pode chegar a 5kg em 1 corte(colheita) por ano;
No caso do cultivo da(*) cana-de-açúcar para extração do caldo, garapa do caule, o volume é de até 10% da massa vegetal, 10% de 5Kg = 0,5 kg de caldo por m² de área cultivada; a cana-de-açúcar cultivada na zona da mata e nos brejos do Nordeste produz até 100 toneladas de massa orgânica por hectare, com oferta de chuvas de  500L/m² a 1.000L/m² nos brejos, em 3 a 5 meses, média de 750L/m², média de 120 dias de estação chuvosa, média 6,25 litros de água das chuvas por m² ao dia, mas o corte, colheita na soca da cana-de-açúcar acontece uma vez por ano, tendo-se que manter a umidade do solo, com água suplementar, no verão de 8 meses; O termo “brejo”, abrejar o solo, está relacionado com a estrutura do terreno, e não com a oferta de chuvas que é muito baixa; existem o brejos de baixadas, junto ao litoral, aonde estão as lagoas costeiras tão comuns no RN-PB-AL-SE, alimentadas e mantidas pela água das chuvas e fontes de água; Os brejos de altitudes estão presentes nos 9 Estados do NE. Se o solo no cultivo da cana-de-açúcar permanecer úmido durante o ano, a produção de caldo, seiva da cana, pode chegar a 25% da massa do corpo da cana-de-açúcar.

Na zona da mata nordestina a oferta de chuvas é maior do que nos brejos do Nordeste, a estação chuvosa dura 6 meses, o que seria favorável para essa cultura, isto se o solo já não estivesse esgotado, morto, eliminado; A zona da mata é terreno profundo, de grande espessura, bastante ondulado(morros) e com a aragem da terra (arado do trator) ao longo de 400 anos, eliminou-se o solo massapê; há também o fogo do canavial, adubo químico, um desastre ambiental.

O feijão macassar cultivado no Nordeste produz 600 gramas (de grãos secos) por m²  de área cultivada durante sua vida útil de 80 a 100 dias(do plantio até à colheita, várias apanhas), em uma massa vegetal – raízes, ramos, folhas de 0,01m³ de massa por m² da área cultivada. Um hectare plantado com feijão macassar tem uma massa vegetal de 1.000m³ que fornecem 6.000kg de feijão.
Para produzir um quilo de feijão macassar (leguminosa) são 45 litros de água doce, ou 45x0,6=27 litros de água por metro quadrado de área cultivada e durante os 100 dias de vida do feijão serão 270ml X m² X dia. As leguminosas têm recurso para captar o nitrogênio do Ar Atmosférico e por isso a relação massa vegetal versus produção (grãos, massa de alimentos) são bem próximas, e pelas mesmas razões o volume de água necessário para criar e alimentar o feijoeiro é tão pequeno.
Os outros feijões, vida útil de 90 dias, produzem 600g de grãosXm², massa vegetal de 0,2m³Xm², 90 litros de água X kg. Para cultivar arroz no clima do semi-árido, considerando a alta taxa de fuga da água do solo por evaporação e infiltração no chão(devido a intensidade de luz solar) são necessários 900 litros de água doce para se produzir 1 kg de arroz.
O arroz é uma gramínea que exige muita água desde o plantio até à colheita, cerca de 90 dias; dentro das condições de clima (é favorável a essa cultura) do NE, tipo e fertilidade do solo(argiloso) pode-se colher 300 a 400gramas de arroz por m² de área cultivada, o que significa 270 litros de água por m² durante os 90 dias, ou 3 litros de água por metro quadrado ao dia. A massa vegetal do (corpo) do arroz é de 0,2m³ por metro quadrado de área cultivada.

A água doce (qualidade e quantidade), e o tipo de solo (e fertilidade) utilizados para a produção de alimentos são valores que podem e devem ser manipulados na AGRIcultura. Os outros dois Elementos naturais – Ar Atmosférico e Luz solar são menos acessíveis à manipulação do Homem.
O solo argiloso segura (mantém) a umidade por mais tempo, conserva os nutrientes minerais na flor da terra ao alcance das raízes (pequenas) do milho, feijão, arroz, cana-de-açúcar, mas está sujeito a agressões da degradação ambiental, a exemplo do excesso de água(encharcar) e acúmulo de ácidos, chuva ácida, NHO3) trazidos da Atmosfera pela água das chuvas; armazena pouca água e facilita a evaporação da água de superfície livre.
O terreno arenoso é mais apropriado para o cultivo de árvores frutíferas de raízes longas (ou profundas), mas em contrapartida sofre lixiviação de nutrientes.
O terreno arenoso funciona como uma esponja armazenando água sem encharcar, tem baixa evaporação, facilita a penetração das raízes das plantas, criação e manutenção dos lençóis de água subterrâneos.
Em terreno arenoso ou argiloso do semiárido o subsolo é normalmente uma massa de terra em processo de solidificação (pedra) popularmente conhecida por “pedra mole” que acumula água das chuvas infiltrada a partir da superfície (solo) e facilmente penetrável pelas raízes das árvores.
O terreno arenoso (arisco) normalmente tem profundidade acima de 1m, e logo abaixo a pedra mole (subsolo) e depois a rocha matriz.
Isto é comum nos ariscos dos cerrados do sertão e agreste.
Nas várzeas dos rios e riachos do sertão o solo é argiloso (70%) assentado na rocha matriz (não tem subsolo), com espessura que pode chegar a 10 m.
Uma característica do terreno arenoso no NE é que o relevo é plano ou ligeiramente plano, não sofre erosão, mas também não há caminhos de água, quando toda água da chuva precipitada se infiltra no chão;
É provável que uma chuva de 100mm (100 litros por m²) em período de até 48 horas transforme o arisco em um charco, o que poderia também acontecer com 2m de chuvas em um período de 4 meses de estação chuvosa.
Os brejos de baixadas, junto ao litoral, são depressões no terreno argiloso que encharcam com a oferta de chuvas de 1.000mm ao ano, criando as fontes de água e lagoas costeiras. Nos estados PB, PE, BA, PI, MA os brejos de baixadas estão afastados do litoral.
Em todos os Estados do NE existem (ou existiram) os brejos de altitudes nos planaltos e serras (acima de 400m) que na maioria dos casos estão inseridos no sertão. As chãs das elevações, serras (acima de 500m) e serrotes (pequenos) com até 300m de altitude, têm muitos lajedos emergentes (rocha matriz) alternados com terreno argiloso e pedras miúdas, com pequenas porções de ariscos; O terreno das chãs das elevações com mais de 400m de altitude é um misto de areia e argila com espessura de até 40m, invariavelmente plano, absorvendo toda água das chuvas, 800 mm ou 800L/m².
A tecnologia do homem pode e deve intervir na formação e manutenção do solo agrícola quanto á composição, cor, textura, porosidade, de acordo com as necessidades da lavoura cultivada, atentando também para a infiltração e armazenamento de água no terreno, acesso e acúmulo dos gases atmosféricos no terreno, porcentagem e variedade de nutrientes minerais, incidência, absorção e reflexão da Luz solar no chão;
Reposição da água doce quando se fizer necessário;
Associação de elementos vegetais na lavoura para os benefícios recíprocos;
Ciclo e permuta de culturas agrícolas no mesmo espaço;
Drenagem e armazenamento da água no terreno; considerar a oferta do alimento da lavoura com relação à procura (comercialização) do produto para a alimentação do Homem e de outros animais; Armazenamento, escoamento e mercado do alimento produzido; Teor nutritivo e volume de massa utilizada na alimentação (dieta) do homem; massa vegetal cultivada versus produção agrícola.
E isto que chamamos de agricultura científica, diferente da agricultura brasileira;
Pesquisas realizadas no semiárido na produção de frutas, hortaliças, cereais, legumes, (leite, ovos, carne) ração do gado e mel de abelhas (floração das plantas) comprovam que são (média) 1.250 mililitros de água doce por metro quadrado, ao dia, para se cultivar esses vegetais durante os 8 meses de verão(ou seca de 10 meses), lembrando que a pesquisa seguiu à cultura alimentar da maioria dos brasileiros que empregam grande massa de hortaliças cultivadas com muita água, diferente do homem nordestino que não tem o hábito de comer “verduras” (hortaliças).

Para a alimentação básica do nordestino - feijão, arroz, farinha de mandioca, frutas, carne, ovos e leite o volume de água seria bem menor para se ter 1.450 gramas de alimentos e 2.300 calorias, lembrando que nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o número de calorias das refeições, para uma pessoa adulta, não pode ser inferior a 2.600 calorias, o que também está relacionado com o clima.
Para se produzir 1.450g de alimentos do Nordestino seriam de 300 a 450 litros de água doce.
O terreno e vegetação nativos de cerrado que aparecem nas regiões Sudeste e Centro-Oeste aparecem também em todos os Estados do Nordeste, exceto, Sul da Bahia com 190.000km², zona da mata com 90.000km² e litoral com 40.000km².
Dos 500.000km² do sertão nordestino 70.000km² são (foram) vegetação e solo de cerrado;
Dos 50.000Km² do agreste 80% são (foram) de cerrado.
O cerrado do Nordeste, com solo e vegetação típicos, tem 450.000km² .O cerrado nordestino é cortado por muitos rios; no cerrado do sertão temos rios temporários e secos; nas outras áreas do NE o cerrado é cortado por rios perenes que nascem onde a oferta de chuvas é superior a 2m por ano, ou água dos brejos.
Algumas plantas do cerrado das Regiões Centro-Oeste e Sudeste podem não ser comuns no cerrado do NE e vice-versa, por causa da diferença na oferta de chuvas, na espessura do solo, temperatura, pressão atmosférica, umidade do Ar, direção e intensidade dos ventos, umidade do chão, mas como essas variáveis atmosféricas estão muito próximas em valores absolutos, a maioria das plantas são comuns em todos os cerrados, o que significa: A flora e a fauna escolhem o lugar para nascer e viver de acordo com os 4 Elementos da Natureza e suas variáveis atmosféricas.
Com o Homem não é diferente – não é por acaso que a humanidade está encurralada em apenas 13% da superfície da crosta terrestre onde há CLIMA para ser USADO. “Usar” é diferente de UTILIZAR e por isso o curral, o cerco, está se fechando para o Homem. A fauna é proporcional à flora; a pecuária, também.

Cálculo do Volume e especificação dos alimentos considerados na elaboração deste Texto que expõe a relação de produção da massa vegetal para a alimentação do homem.
Hortaliças 200 gramas, frutas 300 gramas, arroz 60 gramas, feijão 80 gramas, milho(mugunzá ou cuscuz) 50 gramas, um ovo de galinha 60 gramas, 500ml de leite e 200 gramas de carne sem osso, total 1.450 gramas de massa de alimentos nas 3 refeições para se ter 2.300 calorias.Observar que não foram incluídos o café e o açúcar que fazem parte do cardápio do homem brasileiro; o café pode ser (e é) cultivado no semiárido; a cana-de-açúcar também é cultivada no semiárido. O café pode ser torrado e moído artesanalmente; a frutose das frutas pode substituir a sacarose da cana-de-açúcar.

Pesquisamos também a vida útil de produção, área cultivada, volume de água doce para criar e manter essas culturas agrícolas, como também o volume de solo ocupado pelas raízes dessas lavouras, de modo a determinar o volume de água para produzir 1.450 gramas de alimentos, e as condições do solo para cada lavoura, a seguir:
                          Tempo,início da/  vida –área/kg –volumeX(área A)
                            Produção/ útil –cultivada –de solo, de água/dia
Hortaliças(200g)(média)   75 dias, 35dias     9m²/kg       0,9m³/A    4a8L/dia/m²
Frutas(300g) (média)      750 dias, 8 anos      8m²/kg       8m³/A          2L/dia/m²
Arroz (60g)...................... 90 dias,colheita     3m²/kg        0,3m³/A   3a6L/dia/m²
Feijão (80g)==========90 dias,colheita     2m²/kg       0,6m³/A       1L/dia/m²
Milho (50g)                       90 dias, colheita   1m²/kg        0,3m³/A       2L/dia/m²
1 Ovo galinha c/ração de milho                      1m²/kg                           2L/dia/m²
Leite bovino(500g) ração/pasto -25m² X kg do animal;
                   1,37L/dia/m²
Carne/bovina(200g)ração/pasto, 2kgXm² de área com 90 dias de vida.
Interpretação do quadro: a fruta-pão produz com 5 anos de vida, mas o melão produz com 70 dias; a fruta-pão e o melão são diferentes na área cultivada, vida útil,volume de solo(raízes) e de água, portanto, foi dada a média das frutas.
O arroz, o feijão e o milho tem vida útil de 90 dias, mas a produção acaba na colheita.
Para os 50g do milho do cuscuz 1m²/kg, 0,3m³/área e 2L/dia/m²; para a ração da galinha de um ovo é necessária uma área cultivada 4  vezes maior, porque o volume de massa alimentar é multiplicada por 4 para  200g/milho/galinha.

 Observar que para a vaca fornecer 500 gramas de leite  é preciso que ela tenha “cria”, o que acontece em média com 700 dias de vida, a mesma idade para o abate (carne) do animal.
São 25m²(7,5m³/300kg massa vegetal/ano) de área de pasto, ração para cada 1kg de massa corpórea do animal, ou um hectare de capim para animal de 400kg; para criar e manter o capim do alimento de um animal bovino de 400kg são 182,4 litros de água doce para 40kg/m³ de pasto;
A oferta de chuvas é de 100 dias com 400L/m² no semiárido; o ano tem 365 dias; 500L: 365=1,37L/m²/dia, ou 13.700Lxhec./dia; mas 365-100=265D sem chuvas;
Na relação acima o bovino fornece 500ml de leite e 200g de carne, lembrando que uma vaca pode fornecer 20 litros de leite/dia e 400kgcarne em 700dias de vida.
 São 4,566 litros de águaXm³ massa vegetal/dia.
Um hectare de capim cultivado tem 120.000kg/3.000m³ de massa vegetal ao ano:  (0,3m³/m²), 328,7kgXhec/dia=8,219m³ (1m³ ração/animal/dia=12% útil) e 12kg/m²/ano, 3,3g/m²/dia de massa vegetal.
Para produzir os 1.450 gramas de alimentos do quadro acima são necessários de 300 a 450 litros de água doce; são, em média, 5 litros/dia de água doce para 1m³ de massa vegetal viva.
 O homem (NE) precisa de 50 litros de água doce para as atividades domésticas, sendo 3 litros de água doce para beber. Para conhecer o volume de calorias fornecido pelos alimentos acima transcrevemos um quadro que mostra a massa orgânica –glicídios, proteínas, lipídios; minerais – Ca, P, Fe; vitaminas A, B1, B2 e C.
Alimento     glici –protei – lipí     Ca     P    Fé       (A)  B1  B2  C
                     dios –nas – dios(g)   miligramas        (unidade), miligramas
Leite de vaca  4,8  3,1      3,1      113   94    0,2         195   50   180   2
Leite humano 7,1  1,4      3,5        34    15    0,2        211   10     40   5
Manteiga          ...  1,3    84           16    17    0,2     3.307----       10 ---
Queijo coalho ----30,8   27,8      635  339     0,8    1.955   30    450 –
Carne gorda  -----18,7    19,5         2   188     2,76    ------  70    150 –
Carne magra  ---- 21        3          12    224     3,2    -----      58    89   6
Hortaliças      15    2        0,3        70      60     2      2.200     80 100  70
Frutas            20    1        0,2        40       25    0,3      300     70   40   40
Feijão cozido 25  16,9    1,5        72      235    3,5      115    19   30     3,5
Arroz cru      76,5   8      1,4          6        98    0,9     ---       70    30 ---
Arroz cozido 23,1  2,2    0,1          1       34     0,1     ---       23   10   --
Pão francês   57     9,3    0,2        22      107     1,2      ---      50   60 –
Farinha mandio.86  0,7  0,2          4          3      2,3     ---         5    ---------
Chocolate      51      8    35           92      455     2,7      30   120  380 ----
Observar que o alimento cozido ou assado perde muito do valor nutritivo; comparemos o arroz cru e arroz cozido.

Composição nutritiva em 100g de ovos de:
   Aves       calori.(u), protei.(g), lipíd.(g),vitam.(g),glicíd.(g),Minerais
                                                                                                  Ca –Fe – P
Codorna      161           13,1         11,1       ?             1,0          62 -3,7 -224
Galinha        163           12,9         11,5       ?             1,1          61 -3,2 -222
Ganso          185           13,9         13,3        -            1,3           64 -3,6 -220
Pata             188            13,2         14,2      n/o -        0,7           64   3,6 220
Perua           171           13,1          12,1       -             1,2          49   4,1   170
Na clara         52            10,7          0,2        -             1,1          10   0,4    13
Na gema    348             16,0        50,6       -             0,6         141   5,5  569


Composição nutritiva de 100 gramas de rapadura.
Proteínas 280 miligramas, Calorias 321 unidades.
Minerais(mg)
Potássio 10 a 13, Cálcio 40 a 100, Magnésio 70 a 90, Fósforo 20 a 90, Sódio 19 a 30, Ferro 10 a 13, Manganês 0,2 a 0,5, Zinco 0,2 a 0,4, Flúor 5,3 a 6, Cobre  0,1 a 0,9
Vitaminas (mg)
“A” 3,8; B1 0,01; B2 0,06; B5 0,01; B6  0,01; “C” 7; D2 6,5; “E” 111,3 ;PP 7; Betacaroteno 2mg.(se transforma em vitamina   “A” no organismo).

Composição química do corpo humano:
Água 65%, Proteínas 15%,Lipídios(gorduras) 15%, sais minerais 5%, carboidrato, hidrato de carbono(glicídios) 1%.Água é H2O.

Proteínas ou protídeos: na Natureza existem 10 aminoácidos, chamados essenciais, e com esses 10 o nosso organismo prepara mais 10, chamados naturais.
 A proteína completa tem 10 aminoácidos (ácido aminado) essenciais e 10 naturais.
 Os aminoácidos naturais são produzidos nos corpos dos animais(e não nos vegetais) e somente as substâncias de origem animal tem aminoáCIDOS e portanto, as proteínas estão no leite, queijo, ovo.
Nos vegetais as proteínas são raras.
Os aminoácidos têm várias funções de equilíbrio: formam e reparam os tecidos do corpo, ativam as reações químicas catalisadoras, fazem a imunidade do corpo criando anticorpos para a defesa do organismo contra infecção por microorganismos nocivos.
Glicídios (carboidratos):

Substâncias energéticas para o organismo, a exemplo da glicose, frutose e ribose.

Estão presentes nos cereais, legumes, frutas, hortaliças, cana-de-açúcar.
De acordo com o número de sacarídeos na molécula de glicídios pode ser: dissacarídeo, polissacarídeo, monossacarídeo, a exemplo do amido, maltose, glicose, sacarose, lactose e frutose.Um grama de glicídios tem 4 calorias, que é energia química do corpo.

Lipídios (gorduas):
Tem função energética de reserva. As gorduras são ácidas graxos saturados nas substancias de origem animal e não saturados nas substancias de origem vegetal.
Nome dos lipídios –glicerídeos= glicerina+gordura)  Cerídeos na cera de abelha e cera de carnaúba;esteridios= colesterol. O colesterol está presente no sangue. Um grama de lipídios tem 9 calorias.
Vitaminas:
As vitaminas não aparecem na composição química do corpo humano tendo em vista que elas vêm nos alimentos, mas são imediatamente utilizadas no metabolismo.
 As vitaminas integram a dieta alimentar em proporções mínimas, todavia são indispensáveis. No organismo as vitaminas só funcionam combinadas com as enzimas que são produzidas no próprio corpo. A ciência humana já fabrica, sinteticamente, a maioria das vitaminas. Nomes de vitaminas: A, D, E, PP, K, C, B1 B2 B5 B6 B12.
Sais Minerais:
No corpo animal ou no corpo vegetal os sais minerais só funcionam com água, que além de diluente faz o transporte para as células do corpo. No vegetal, na seiva; no animal, no sangue.
 A função dos sais minerais é a estrutura das células do corpo vivo. Os sais minerais são colhidos do chão pelos vegetais, por intermédio das raízes, e entram no corpo animal pelos alimentos.
Composição média das células:
Gases, Elementos químicos, todos presentes na Atmosfera, conduzidos para o chão pela água das chuvas, mas também colhidos por órgãos especializados dos corpos de animais e vegetais.
Oxigênio (O)  65%; Carbono (C) 18%, Hidrogênio (H) 10%, Nitrogênio (N) 3%, total 96% da célula.
Minerais, elementos químicos, todos presentes no chão, coletados do chão pelas raízes das plantas e absorvido pelos animais na alimentação:
Ca(Cálcio) 1,8%; P(Fósforo) 1,2%; Potássio(K) 0,35%, Enxofre (S) 0,25%, Sódio (Na) 0,15%; Cloro (Cl) 0,15%, Magnésio (Mg)0,05; Flúor (F) 0,07%; Ferro (Fé) 0,005%; Zinco, Bromo, Manganês, Cobre, Iodo, Cobalto,todos juntos compõem 0,038% da célula, soma 3,962% da célula.

Alimentos com vitaminas:
“A”, leite, ovo, fígado de bacalhau, miolo de boi.
B1 – tomate, cenoura, arroz, verduras, miolo de boi.
B2 – soja, leite, tomate.
B6 – soja, leite, frutas.
B12 – rins, fígado, leite, ovos.
C – frutas cítricas, pimentão.
D – fabricada na pele da gente na presença da luz solar; presente em óleo de origem animal.
E – amendoim, milho.
K – alho, vegetais comestíveis folhosos(hortaliças).
H – soja, leite, frutas.
PP – legumes (que tem sementes nas vagens)
Função:
A – protege os epitélios e a visão
B1 – antineurítica, antiberibérica.
B2 – crescimento
B6 – antiocrodina
B12 – antianêmica, antineurítica
C – anti-escobúrtica
D – anti-raquítica
E – antiesterilidade
K – anti-hemorrágica.
H – antidermatítica
PP – proteção dos poros e capilares.

Alimentos com sais minerais e função:
Cálcio e fósforo – leite, queijo, ovo = equilíbrio físico e mental;
Sódio, potássio e cloro – sal, frutas = células nervosas.
Iodo – em gorduras = hormônios.
Ferro – carne, legumes, miúdos, ovos= hemoglobina do sangue.
Flúor –muito raro, mas pode ser sintetizado= estrutura óssea, esmalte dos dentes.

Necessidades nutritivas  DIÁRIAS do ser Humano.
Sexo/idade/peso/altura – calor.(U) –prot(g)- (Ca) – (Fé) –A –B1-B2-C-D-Niacin.
                                                                       (mg)    (mg)-U-mg-mg-mg-U-mg
Mas-25- 70 -1,75                -2.900 – 70 -             0,8 – 10 -5000-1,2-1,7-75---19
         65 -70-1,75                  2.200    70               0,8     10 5000  0,9  1,3 75 -   15
Fem  25   58 1,62                  2.100    58               0,8    15  5000  0,8  1,3 70 -   14
          65   58 1,62                1.600     58              0,8     10  5000  0,8  1,2  70—13
Gest.  25 58  1,62                  +200    +20         +0,5 +5+1000+1,0;1,5;100;400;43
Amamentando                    +1.000    98            1,3   20  8000   1,2;1,8;77;400;43
Criança
Até 1ano-8 kg                        115Xkg-2,5Xkg- 0,7-8-1500-0,4-0,6-30-400-6
10 a 12
Anos      35kg-1,45m              2.400- 60             1,1-15-4500-1-1,3-75-400-16.
Observar que as necessidades nutricionais são maiores no sexo masculino.

Caloria é uma unidade (U) de medida de energia. No caso dos corpos de animais e vegetais a caloria é obtida na Luz solar armazenada no corpo dos vegetais durante a fotossíntese; e na respiração de vegetais e animais que transforma em energia  os  açúcares.
A caloria também é considerada como valor energético em outros campos de atividades, porque é o resultado de um trabalho mecânico, químico, osmótico, térmico, elétrico. No caso da nutrição humana a caloria é conseguida com a ingestão de lipídios, glicídios, ou produto de reações químicas que acontecem em nosso organismo. Niacina é do complexo “B”.

A produção de alimentos para a humanidade não é o cultivo das plantas; não é desmatar, arrancar as plantas nativas pela raiz e botar fogo na massa orgânica para(limpar?) abrir espaço para impor a lavoura; não é  arar a terra.
A agricultura científica e consciente requer a adequação dos recursos naturais, com a manipulação dos mesmos: é buscar com a força da inteligência, poder da sabedoria e vontade da consciência o equilíbrio dos 4 elementos da Natureza(e sua variáveis atmosféricas) com a produção de alimentos que atenda as necessidades nutritivas do homem, sem degradação, sem poluição, sem agredir o ambiente e a Natureza, o que significa produzir carnes, leite, mel, ovos,hortaliças, legumes, cereais, frutas, tubérculos adaptados aos recursos naturais, às variáveis atmosféricas, ao clima, a exemplo da vegetação nativa de cada lugar que escolhe o lugar para nascer e viver de acordo com esses valores; Somos todos (os seres vivos) feitos de pó, alimentados do pó e voltamos ao pó; Antes de fazer desmatamento para abrir espaço para a lavoura é bom lembrar-se que todo vegetal tem alimentos para o homem, para os animais e microorganismos e pode-se colher esse alimento do corpo do vegetal sem mata-lo(como fazem os animais e microorganismos);
Quanto ao sabor dos alimentos o homem tem como cria-los ao bel prazer; se, porém, é necessário a abertura de campo para lavoura, a massa orgânica vegetal deve ser triturada(com máquina apropriada) e incorporada ao solo; em toda lavoura deve haver associação das plantas com troca de benefícios mútuos, nos níveis arvoredos, arbustivos e relva.

Vimos que são 300 a 450 litros de água doce, por dia, para produzir 1.450 gramas de alimentos de uma pessoa para se ter 2.300 calorias;
Que a planta necessita, em média, de 5 litros de água doce, por dia, por metro cúbico de massa vegetal do corpo para se manter viva e saudável no clima do semi-árido; 300:5=60m³ de massa vegetal para fornecer o alimento de uma pessoa.
A cobertura vegetal também fornece o oxigênio de nossa respiração.
Uma pessoa adulta respira, em média, 10m³ de oxigênio em 24 horas, e a vegetação libera na Atmosfera, na expiração, um volume de oxigênio, na pressão atmosférica de 1kg/cm², que corresponde a  5% do volume de massa vegetal, o que significa 200m³ de massa vegetal para fornecer o oxigênio que uma pessoa, adulta, necessita para respirar.
A cobertura vegetal é, portanto, responsável pelo equilíbrio atmosférico, climático dos 4 Elementos da Natureza e suas variáveis atmosféricas e consequentemente  é responsável pela Vida na Terra, inclusive a própria – Isto é Natureza.
Se não bastassem argumentos tão convincentes para a preservação da cobertura vegetal na Terra, e lembrando que o Homem é o único ser vivo que desMATA, nos Capítulos 2 e 3 do Gêneses(Palavra de Deus) estão registradas 2 Árvores que produzem SABEDORIA, inteligência, saber, racionalidade, e VIDA ETERNA para o homem Imagem e Semelhança de Deus
.O desequilíbrio ambiental que testemunhamos no Século XXI DC, que levará, neste ritmo, à extinção da vida na Terra até o ano 2.200DC, é resultado da inconsciência do Homem no trato com os Bens da Vida, a partir da eliminação da cobertura vegetal para impor sua incoerente e estúpida tecnologia, involução, retrocesso.
A restauração da cobertura vegetal da Terra está ao alcance do Homem e é o único recurso para se interromper e se reverter o processo de destruição do Planeta Terra.
Para se restaurar o volume de cobertura vegetal nas terras emersas da Terra e considerando-se que grande parte da litosfera é ocupada pelas cidades, ruas, residências, prédios que ocupam o espaço da vegetação, é preciso transformar as savanas, semiáridos e desertos(de pouca vegetação, pouca vida) em densa e grande vegetação para compensar a ausência de vegetação nas áreas urbanas.
 Se o homem tiver Ciência e Consciência para realizar esse feito até o ano 2.100 a Natureza irá se recompor e a Terra voltará a ser o Planeta Vida.
Vegetais comestíveis:
Folha – agrião, alface, bredo, couves, espinafre, mostarda, repolho, salsa; ricos em vitaminas “A” e pobres em calorias.
Sementes – ervilha, feijão, milho,trigo, arroz,ricos em vitaminas do complexo “B”, ferro e calorias.
Raízes, tubérculos – beterraba, cenoura, nabo, rabanete, macaxeira, batata doce, batata inglesa, cará, inhame, rico em amido (glicídios)
Bulbos –alho e cebola com muita vitamina C. A substancia que arde nos olhos é a cistina.
Flores – alcachofra, couve-flor, flor de abóbora.
Caule – acelga, aipo, aspargo.
Frutas.
Com até 5% de glicídios: abacaxi, araçá, buriti, caju, carambola, goiaba,melancia, melão, pitanga, umbu, abacate. o abacate tem 19,3% de gordura e portanto, lipídios.
Com até 15% de glicídios:ameixa, amora, condessa, capuaçu,figo, framboesa, pinha,graviola, jamelão, maçã, mamão, manga, pêra, sapoti.
Com até 20% de glicídios: banana, caqui, fruta-pão, marmelo, pequi, pupunha, uva.
Com 35% de glicídios: tuturubá e uchi.
Com 53% de glicídios: tamarindo.
Frutas oleoginosas que contem glicídios, 20% de proteínas e 60% de lipídios(altamente energéticas) – avelãs, castanha de caju, castanha-do-pará, nozes.
Frutas com vitamina C (ácido escorbútico)(por unidade)
Abacaxi 24mg, caju de 190 a 270mg, goiaba de 45 a 80mg,laranja 53mg, limão de 26 a 53mg, maçã 6mg, mamão de 20 a 80mg, manga de 25 a 70mg, pêra 4mg, pêssego 8mg, tangerina de 25 a 50mg, uva de  2 a 3mg.
Dois gramas de vitamina C diariamente protegem o corpo contra doenças infecciosas. Observar que 4 cajus têm 1.000mg de vitamina C ou Um grama de vitamina C.
Tudo o que o homem come vem do Reino Vegetal, inclusive o peixe do Mar.

O Estudo ambiental aqui exposto foi elaborado no clima do semiárido onde a oferta de chuvas precipitada  é 300 litros por metro quadrado, no tempo de El ñino, com até 75 dias de estação chuvosa, o que acontece em média a cada 3 anos, e de até 1.000 litros por metro quadrado, em estação chuvosa de até 150 dias, no tempo de La ñina, o que acontece, em média, a cada 5 anos; entre La ñina e El ñino temos estação chuvosa de 90 a 120 dias, com 400 a 600L/m² de água das chuvas;  a média de chuvas precipitadas no semiárido é de 400L por m² ao ano, suficiente para fazer todo tipo de agricultura dos Trópicos;
O grande problema é que o intervalo entre duas chuvas pode chegar a 15 dias, quando o Sol intenso e o vento seco extrai a água dos corpos de animais e vegetais, o solo seca, a água dos açudes evapora;

O ano tem 365 dias, a estação chuvosa dura em média 100 dias, tempo suficiente para a colheita de milho, feijão, arroz e outras lavouras de pequenos ciclos;
 A planta, vegetal necessita de solo molhado durante toda vida; no caso das fruteiras de longa vida, a exemplo do cajueiro, mangueira, tem de se prever reposição de água durante o verão de até 10 meses, o que até hoje não foi pensado no NE (nem no BR);
em 100 dias de estação  chuvosa, com oferta de 400L/m², são 4 litros de água por m² ao dia, o que significa excesso de água, já que a necessidade de água por parte da lavoura é (média) de 1,25 ml por m² ao dia;

Isto pode (e deve ser) resolvido de 2 formas: 1) captar e armazenar, junto à lavoura, o excesso de água das chuvas durante a estação chuvosa, e assim suprir a necessidade de água nos grandes intervalos entre duas chuvas, mas principalmente fazer agricultura no verão(sem chuvas), atendendo as necessidades de água da lavoura o ano todo; 2) armazenar água em tanque  subterrâneo: cava-se um buraco ou uma vala no chão, forra-se com uma lona plástica, impermeabilizando-o; até à metade do tanque ou vala enche-se com massa orgânica vegetal morta (folhas, estrume, capim)para servir de esponja e adubação; o plástico é o único material produzido pelo Homem que não tira nada da água, nem a água tira dele, portanto apropriado para se captar e se armazenar água doce, pura, das nuvens de chuvas, sem minerais, sem matéria orgânica, sem microrganismos anaeróbicos, sem lixo, sem veneno, sem petróleo(derivados), única forma de se ter água doce POTÁVEL para se beber;

(*) A cana-de-açúcar é um dos poucos vegetais, não leguminosa, que tem recursos biológicos para coletar o nitrogênio do AR, e, bem servido de clorofila, armazena água no corpo, com baixa evaporação e pouca dependência (relativo).

Este material didático científico foi extraído de apostilas e dos Informativos “O Veredicto” de propriedade desta mesma FEMeA, publicados e divulgados entre 1.994 e 2006.As necessidades nutricionais do Homem e  os valores nutritivos dos alimentos foram transcritos, a partir de  análise, pesquisa e comparação  de credibilidade de  fontes que são do domínio público há dezenas de anos.
Para cumular ciência e adquirir consciência Eco-ambiental conheça todo o acervo da FEMeA com uma literatura ambiental inédita, real, elaborada e divulgada a partir de 1.994 no Brasil e no Exterior.



                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário