segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Água na Região Nordeste.

Capítulo 2; NONA Sub-região do Nordeste - Brejos e baixadas e Brejos de altitudes. Os brejos de baixadas estão junto do litoral,comum em todos os Estados do Nordeste. No Maranhão o Brejos de baixadas são áreas extensas; No RN, PB, AL são representados por fontes de água (olhos d´água) que geram LAGOAS costeiras, ou pequenos riachos perenes; coo estão a áreas densamente povoadas, o desmtamento e outras agressões reduziram a oferta de água que mantém os brejos, enquanto em outros a água transformou-se em verdadeiro líxo-líquido, como é o caso de Maxaranguape e Pureza- RN. A origem dos brejos de baixadas: como o próprio nome indica os brejos são localizados em depressões do terreno com altitude inferior a 20m; o solo de aluvião é assentado em lajedos ipermeáveis, sem SUBSOLO; a água da chuvas se infiltra (drenagem) no solo, chegando ao lajedo impermeável, saturando o lençol, que aflora na superfície, como fontes de água de fluxo constante;A vegetação nativa do brejo de baixada seria entre cerrado e mata atlântica; Brejos de altitudes. São comuns em todos os Estados do NE, inclusive no Maranhão. Nos outros estados do NE os brejos estão no sertão nordestino; A vegetação do brejo de altitude é de cerrado. Origem do brejo de altitude; normalmente nasce na base das serras, daí o nome "brejo de altitude", que ficam de 200m a 400m de altitude; As chãs das serras são áreas planas, terreno arenoso/argiloso de grande espessura, com mais de 20m, de fácil drenagem de água das chuvas; a água da chuva se infiltra no terreno da chã e ao atingir a camada de pedra, lajedos subterrâneo, a pressão da água força a saída, indo aflorar como Olho dágua na base das serras do sertão. Com o desmatamento bestial 80% dos brejos de altitudes desapareceram; Existem cidades do NE que têm o nome de "OlHO Dágua de TAL" por conta do Brejo de altitude que favoreceu o povoamento.

2 comentários:

  1. Os brejos de baixadas e brejos de altitude são a 8ª e 9ª sub-regiões do Nordeste, embora não sejam área contínuas; muito pelo contrário: são infinidades de pequenas áreas com as caraterísticas citadas, mas que apresentam características com relação ao relevo e tipo de solo, diferente entre os brejos de baixadas e de altitudes, mas ambos são diferentes de qualquer outra sub-região do Nordeste; É provavel que os brejos de baixadas e de altitudes no NE não atinjam 5.000km².

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato do brejo de baixada ter o terreno encharcado, junto ao litoral, não é extraordinário, pois eles estão em áreas que recebem mais de 1.000L/m² de água das chuvas; quanto aos brejos de altitudes do nordeste amazônico, nada de extraodinario, pois a área recebe mais de 1,5m³/m² de água das chuvas por ano; mas os brejos de altitudes, que geram fontes de água e riachos perenes no sertão PI-CE-RN-PE-AL-SE-BA é realmente fantástico, já que a oferta de chuvas, média é de 500L/m² ao ano, e tem como ponto favorável o fato da água da chuva se infiltrar na chã da serra com 700m de altitude, e por gravidade, pressão, fluir entre o subsolo e a rocha-matriz - lajedo subterrâneo, aflorando na base da serra que está a 200 a 400m de altitude.

      Excluir