quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Educação ambiental científica;

Construindo ou destruindo o Homem tornou-se um grande inimigo da Natureza, e consequentemente do Deus que a Criou; Na fotografia resultado das queimadas nas faixas de terra que margeiam a BR 304, mostrando também que a destruição é mais ampla do que pode entender a vã filosofia; essas faixas laterais que, para segurança do trânsito e tráfego, deveriam ter, por parte dos administradores da BR, manutenção permanente, evitando vegetação arbustiva e arbórea; por falta de recursos para isto (ou por outras razões) permite-se que as pessoas façam "roças" nessas faixas de terra, mas não levam em conta o desastre ambiental que isto causa, já que o fogo nordestino causa um estupro ao ambiente; além da agressão que as queimadas trazem ao ambiente, o fogo agrediu 3 patrimônios públicos: 1) a cerca lateral de estacas de cimento e arame farpado da BR - com o calor das coivaras a dilatação da estrutura de ferro da estaca é diferente da dilatação do cimento e concreto(cascalho), causando rachaduras na estacas, facilitando a infiltração de água das chuvas, enferrujando a estrutura de ferro; o arame farpado, galvanizado, vai, com o calor do fogo, perder a proteção que evitava a ferrugem, reduzindo sua vida útil em 60%; As estacas de madeira colocadas pelos donos da terra, entre as estacas de cimento da BR, serão queimadas, principalmente na base; 2) o lance de canos que margeia a estrada, conduzindo água de Açu para Riachuelo-RN, não foi projetado para aguentar fogo, e com certeza sua estrutura está seriamente danificada, principalmente na junções entre as seções de canos; 3) junto à rede de canos (desse mesmo lado da BR), estão as instalações telefônicas, subterrâneas (a cerca de 1m abaixo), cabos e fios condutores embutidos em canos de PVC, que aparentemente estariam protegidos do fogo, mas isto é relativo: raízes das árvores e dos arbustos que foram queimados se aprofundam no terreno a mais de 2m, e quando a planta é queimada, o fogo acompanha as raízes enterradas chegando junto do cano de PVC que contém os cabos condutores, lembrando também que o aumento do calor junto aos canos pode interferir nas comunicações;

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