domingo, 20 de janeiro de 2013

Educação Ambiental Científica.


Organograma interpretativo de causa e efeito das agressões ambientais do Homem, com o reflexo nos ciclos da Natureza e da Vida, até o ano 2.100EC.
Ciclos
-0-1 – ciclo da Água Doce; (branco)
-1-2 - Ciclo da fauna nas t. emersas; (azul)
-2-3 – Ciclo da flora nas t. emersas; (verde)
-3-4 – Ciclo do solo – espessura; (rosa)
-4-5 – Ciclo do solo - perda; (rosa)
-5-6 – Ciclo dos gases HONO²; (laranja)
-6-7 – Ciclo da umidade do Ar; (laranja)
-7-8 – Ciclo da poluição; (preto)
-8-9 – Ciclo da energia luminosa; (branca)
-9-10- Ciclo da energia calorífica; (vermelha)
-10-11- Ciclo da absorção de luz. (preto).
-11- 12 - Ciclo da reflexão de luz (preto);
-12-13 – Ciclo da flora no Oceano (amarelo);
-13-14 – Ciclo da fauna no Oceano (amarelo);
Interpretação e convenção da figura: 14 ciclos dos elementos da natureza – água doce: no estado líquido, nuvens de chuvas;  Ciclos da Vida animal e vegetal nas terras emersas; SOLO: espessura e perda; atmosfera: umidade do AR, gases CHON, poluição; Energia luminosa, energia calorífica, absorção da luz, reflexão da luz;  Ciclos da Vida nos Oceanos: flora e fauna nos Oceanos; vegetais.
A figura consta de 14 ciclos, cada ciclo com o ângulo, em graus (º), e a porcentagem da alteração, do desequilíbrio, observado nos valores em 2.013EC, a partir da Redução no Volume de água doce da Terra, em 60%, ângulo de 60º; Exemplo: em 2.013 o volume de água doce é 2,9% da água da Terra – 39.440.000 km³, com 71,66% (2,1% da água da Terra) no estado sólido; a alteração, desequilíbrio em 60% desse volume, reduz a água doce para 60x2,9:100=1,74; 2,9-1,74=1,16% da água da Terra, sendo 0,9% no estado líquido, e 0,26% no estado sólido; O desequilíbrio dos demais ciclos naturais e da vida, pela ação do Homem, estão intimamente ligados à redução na disponibilidade de água doce – Ciclo   - (O – 1) da base da figura.
Os ciclos estão na ordem crescente, em termos (de valores) de desequilíbrio, tendo como base o ciclo da água de doce: 1) flora e fauna nas terras emersas; 2) solo; 3)atmosfera; 4) luz solar; 5) flora e fauna nos Oceanos.
A proporção dos ciclos na figura representam os valores dos elementos na Terra – litosfera, oceanos, atmosfera.

O vértice angular representa o grau de agressão – o desequilíbrio, a alteração.
A maior alteração, desequilíbrio, acontece com a poluição atmosférica, e com a luz solar, com 80% de agressão, desequilíbrio. A redução de 2,9% da água doce em 2.013, para 1,16% no ano 2.100 acontece nos rios – secam, ou contaminação da água tornando-se imprópria para a flora, á fauna e para o Homem. Subterrânea – secam os lençóis, contaminada com a infiltração de ácidos, esgotos, com a salinização; Chuva e umidade do AR – redução com desmatamento e/ou chuvas ácidas; barragens e lagos, idem.
Fauna nas terras emersa – 1-2 – proporcional à redução da cobertura vegetal (alimentos): caça, extinção, substituição por gados (que também sofrem as consequências) – redução de 55% até 2.100;
Flora nas terras emersas – 50% até 2.100, refletindo-se na vida animal (incluindo o Homem), na manutenção da água doce – chuvas, umidade do AR, formação de nuvens;
Solo orgânico mineral – 40% do solo serão eliminados ou esgotados com as atividades do Homem, 45% diminuem a espessura, e consequentemente a disponibilidade de nutrientes, reduzindo a criação e manutenção da flora, da lavoura, e por que não, da fauna e pecuária.
Atmosfera: com 90% de poluição bombardeada permanentemente pelo Homem, todos os gases terão as porcentagens alteradas, inclusive os 4 elementos que constituem 96% dos corpos de animais e vegetais: OCNH, a não ser pela limpeza instantânea (por 72 horas) que vai depender das chuvas (vassoura da atmosfera); quanto mais tempo (por ano) chover, mais limpeza - restauração das porcentagens de gases e aumento da umidade do ar.
Energia luminosa do Sol, incidente na Terra – 8-9, cada vez mais intensa, com raios nocivos – infravermelho, ultravioleta, gama, raios-X, provocando doenças nas plantas, animais (Homem); agredindo o solo, a água, tudo mais;
Energia calorífica – 9-10; cada vez mais quente, aumentando a temperatura média em 3ºC, desastre total, já que todos os elementos e variáveis atmosféricas são interdependentes; não há com agredir um sem afetar os outros a médio e/ou longo prazo.
Absorção e reflexão da Luz solar – 10-11 e 11-12; com a eliminação ou modificação da cobertura vegetal, alteração no relevo, na cor do solo, ETC, vai haver maior absorção de luz solar (o que é ruim), e menor reflexão de luz (o que é péssimo).
Fauna e flora nos Oceanos; com o aumento da temperatura, com a contaminação do solo; contaminação  dos rios (que vão pro mar); acidez das chuvas; redução na cobertura vegetal; aumento do nível da água dos Oceanos (com a incorporação da água do derretimento das calotas e geleiras), a fauna e a flora serão afetados drasticamente, principalmente o reino animal aquático tão dependente do clima nas terras emersas, lembrando que a massa orgânica da fauna da Terra está dividida meio a meio entre os Oceanos (que cobrem 71% da superfície da Terra), e com as terras emersas; mas a massa vegetal (flora) nas terras emersas é 10 milhões de vezes maiores do que a massa orgânica vegetal nos Oceanos, razão pela qual a vida animal nos Oceanos depende da massa vegetal (reino produtor de alimentos) das terras emersas.
Está EQUACIONADO o desequilíbrio provocado pelas agressões ambientais do Homem nos Elementos da Natureza, nos recursos naturais, nos elementos da Vida, inclusive na própria Humanidade, que no ano 2.100EC estará reduzida a 60% do efetivo de Hoje (2.013EC); Podemos acrescentar que a redução da população humana se dará em muitos vetores: 1) lixo nuclear; 2)desastres nucleares; 3)guerra nuclear; 4) fome; 5)doenças; 6)poluição;
A principal necessidade do Homem é a respiração aeróbica, média de 6m³ de oxigênio “O” em 24 horas, com 21% de oxigênio na atmosfera (sem poluição); O Homem passa dias sem comer, passa dias sem beber água(DOCE) potável, mas não passa 20 minutos sem respirar oxigênio. Tudo o que o Homem chama de desenvolvimento sustentável é fator de desintegração da vida – é envolvimento insustentável;
Embora o Brasil seja um país continental privilegiado em termos de desastres ambientais naturais, onde não há terremotos, tufões, vulcões, tempestades; onde as enchentes só acontecem nas cidades, por causa do lixo, e por que o Homem invadiu o espaço das águas, e, portanto, culturais; onde a seca nordestina é apenas cultural (já se manifestando, por isso, na Amazônia e Sul), alimentada pela indústria da seca, é por conta dessa fragilidade cultural, e, portanto, por inocência, que as agressões se manifestam de forma tão intensa em todos os Ciclos da Natureza e da vida.
Se 1% dos brasileiros conhecesse e entendesse o Organograma da interpretação das agressões ambientais, em pauta, poder-se-ia adiar o apocalipse.
dsoriedem.blogspot.com

 EC = Era Cristã.
A Compreensão deste ORGANOGRAMA é fundamental para inserir o Homem na Natureza e revelar sua condição de Vida Inteligente na Terra. É auto-afirmação como Cidadão do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário