quinta-feira, 11 de abril de 2013

Educação ambiental científica.

Postado também no Facebook e Twitter:
-1)Com o atua nível de evaporação de água no semiárido nordestino não há como fazer transposição de água  em canais abertos ou em rios secos, como propõe o governo BR  entre Rio São Francisco e 10% do semiárido PB-PE-CE-RN.
-2)Proteger a cabeça com um grande chapéu  no semiárido não é exagero, nem moda; é prevenção contra o Sol castigante; Na cabeça, CÉREBRO, a sede do Espírito; a pele do rosto é mais sensível, vulnerável; o uso de chapéu não isenta de outras medidas preventivas;
-3)A massa encefálica, cérebro da gente tem mais de 90% de água; com esforço físico, mental ou excesso de calor; prova patente: a testa é a primeira parte a suar.
-4)tomar banho com água salgada ou barrenta,  lixo-líquido dos açudes e poços tubulares do semiárido NE agride incondicionalmente a pele;
-5)com o atual nível de evaporação de água do solo no semiárido a agricultura só poderá ser feita com o Tanque de Água subterrânea proposta e postada em dsoriedem.blogspot.com.
-6)a comunidade científica ainda não se deu conta, mas a redução de chuvas no semiárido NE tem tudo a ver com o desmatamento da Amazônia Brasileira nos últimos 12 anos.
-7)A partir do ano 2.010 o clima do semiárido NE atingiu índice alarmantes de calor, evaporação de água, baixa umidade do solo e do Ar, ventos doidões em intensidade e direção; se nada for feito para mudar até 2.050  vira deserto;
-8)Em cidades industriais as agressões à pele da gente é de pó: borracha, asfalto, fuligem, ferrugem, fumaça; para atenuar a agressão da pele um banho a cada 2 horas; mas para as agressões aos órgãos internos é fugir do "meio".
-9) devido a alta transpiração do corpo humano no semiárido, e por conta da poeira da terra seca, um banho a cada 8 horas compensa;
-10)a transpiração em pessoas de pele escura, sob Sol intenso do semiárido é o dobro da transpiração em pessoas de pele clara; á noite se equiparam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário