quarta-feira, 10 de abril de 2013

Educação ambiental.

Para que o maior número de brasileiros entendam a seca nordestina, que até hoje permanece um mistério para à comunidade científica e governos, daí o desastre que é as medidas oficiais supostamente desenvolvida para erradicar a seca, estamos publicando, a cada dia, no Facebook e no Twitter, 10 itens, inéditos, sobre essa problemática:
- a evaporação da água parada de superfície livre em açudes, barragens, lagoas  no semiárido NE de 890.000 km² atingiu valores de deserto: 11 litros de água evaporada por m² ao dia, podendo chegar a 4m³ por m²/ano.
-A evaporação de água do solo no semiárido atingiu valores alarmantes 3,5L/m²/dia, inviabilizando agricultura om menos de 500L /m² de chuvas.
- a evaporação de água em rios e anais abertos no semiárido  é o dobro da evaporação da água parada em açudes, barragens, Etc.
-A evaporação de água parada armazenada inviabiliza açudes e barragens quando a oferta de chuvas é menor que 1.000L/m//ano.
-a evaporação de massa de água no corpo humano no semiárido é de 200 gramas por hora, sob o Sol e ventos; de 9 ás 17 horas são evaporados (na transpiração) 1.600 ml em atividade física e mental.
-a baixa umidade e alta temperatura do vento do semiárido seca a roupa molhada, estendida na sombra, em 90 minutos; sob o Sol e o vento o tempo baixa para 45 minutos.
-No semiárido a planta necessita de 5L/m³ de massa vegetal por dia, já que evapora, transpira 600 ml/m² durante o dia de Sol; à noite é 80% menor.
-com a alta intensidade de luz solar no semiárido a roupa ideal é branca: reflete luz e não aquece; já a roupa de cor preta absorve luz e calor;
-a alta transpiração do corpo humano no semiárido indica que devemos beber 1 litro de água por 10kg de massa corpórea, em esforço ou em repouso; maior durante o dia com Sol; Imagine alguém com 70 kg ter de beber mais de 7 litros de água em 24 horas; é a realidade para se manter saudável, vivo;
-das 6 as 17 horas a perda de água do corpo humano em atividade física e mental é 3 vezes maior do que entre as 18 e 6 horas da manhã, sem esforço físico; o ideal é que no semiárido trabalhássemos à noite, mas aí vem o consumo de energia elétrica para a iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário