sexta-feira, 12 de abril de 2013

Educação ambiental.

Postado também no Facebook e Twitter para que maior número de pessoas ENTENDAM os ingredientes para a seca  nordestina, podendo inclusive servir de ensinamentos para reverter o processo degradante em outras áreas da Terra, e, quiçá, interromper o que estiver em andamento:
1)Na Amazônia (em 8 países da América do Sul) a umidade do ar é alta, a oferta de chuvas é a maior na América do Sul  por causa da grande floresta, ingredientes fundamentais para que gere um rio atmosférico que abrange 80% do Brasil;
2)Por causa da floresta amazônica o vento é mínimo e a evaporação de água do solo é praticamente nula; um bom ensinamento para se reduzir a fuga de água dos reservatórios e do soo no semiárido nordestino;
3)A transpiração natural da vegetação amazônica que formava nuvens de chuvas em grande parte do Brasil foi reduzida com o desmatamento nos últimos 12 anos  e consequentemente o RS e o semiárido NE estão ficando de fora da benesse.
4)O rio atmosférico criado pela transpiração da floresta amazônica está ficando estreito por conta do desmatamento; o RS, parte de MG e o SANE pagam a conta com a seca.
5) a Amazônia é também o pulmão da Terra; o desmatamento reduz a oferta de oxigênio, reduz a absorção do gás carbônico e dos poluentes do Ar; com o desmatamento bestial da Amazônia o governo brasileiro troca fica por dinheiro; pra que dinheiro sem vida?
6)O semiárido natural do NE é a caatinga devido a ausência ou escassez de solo; foi mais fácil para o Homem nordestino transformar o semiárido em deserto, com outros elementos em desequilíbrio.
7)A equação da desertificação: baixa umidade do ar, baixa oferta de chuvas, alta evaporação de água do solo e dos reservatórios,  IGUAL a ausência ou escassez de vida.
8)As pessoas de cor preta suam mais no Sol intenso do semiárido; em compensação tem a melanina que as protege dos raios nocivos do Sol - infravermelhos, ultravioletas.
9)O Sol do semiárido não é de todo ruim; os seres vivos precisam tanto de Sol quando dos outros 3 elementos Naturais; existe um valor de equilíbrio em cada elemento, acessível ao Homem.
10) No semiárido os pequenos açudes armazenam até 2 milhões de metros cúbicos, e representam 95% ; nas atuais condições climáticas estão inviabilizados, principalmente por que operíodo sem chuvas pode chegar a 11 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário