sexta-feira, 31 de maio de 2013

Educação ambiental.

-Postado também no twitter.
- as pessoas de pele escura suam mais nos países tropicais; absorvem mais luz e refletem menos luz do Sol; consequentemente devem beber mais água;
-o vento nunca tem a mesma temperatura ambiental do ambiente por onde circula; entre suas funções, uma é fazer o equilíbrio entre 2 potenciais de temperaturas diferentes;
-o vento tira ou bota água nos corpos vivos e amorfos de acordo com o grau de umidade do vento e dos corpos;
o vento seco (baixa) umidade do semiárido tira água dos açudes, água dos corpos vivos, e tira água da nuvem, podendo eliminá-la.
-no sertão nordestino a temperatura ambiental em 24 horas pode ter 72 medidas diferentes em um mesmo lugar; se estabiliza à noite.
-Com céu nublado diminui a temperatura ambiental no sertão NE, bloqueia a luz do Sol, a nuvem é água condensada; dependendo da extensão do nevoeiro, o vento muda drasticamente de comportamento.
-Nos desertos secos a temperatura ambiental durante o dia pode chegar a 45ºC, e 10ºC negativos à noite, por causa da presença ou ausência de um único Elemento - a Energia calorífica do Sol.
-Cada estação do ano tem média de 92 dias, mas as mudanças das variáveis atmosféricas se projetam na vida modificando-a acentuadamente 4 vezes/ano.
-A Humanidade come, bebe, e respira água doce; a qualidade de vida do Homem está intimamente ligada  Á qualidade da água das chuvas.
-para repor a vida perdida no semiárido é preciso restaurar a cobertura vegetal com os recursos naturais disponíveis, depois da devastação de 400 anos.
- as variáveis atmosféricas dos 4 elementos da Natureza estão intimamente ligadas à cobertura vegetal e vice-versa; é o equilíbrio ambiental.
-todos os elementos do clima do semiárido foram modificados quando 80% da vegetação nativa foram destruídos; isto levou mais de 200 anos;
-a restauração do clima no semiárido é uma equação formada dos membros: temperatura, umidade do ar e do chão, formação de nuvens e de chuvas, com 0,3m³ massa vegetal por m².
- a flora do semiárido nasce e vive de acordo com a oferta de 500mm de chuvas ao ano; mais ou menos chuvas alteram substancialmente a vida.
-a temperatura do corpo de uma criança, no mesmo lugar, é sempre maior do que em uma pessoa adulta; a pressão arterial, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário