sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Educação ambiental.

DIRETRIZES sobre o LIXO. O que é lixo? Elemento estranho que agride um ou mais Elementos da Natureza e suas variáveis atmosféricas; Ser ou não ser lixo, eis a questão; é uma questão de racionalidade. Ao invés de lixo, UTULIZAREMOS o termo “resíduos”.

Diretrizes para a execução do Projeto de coleta, seleção, armazenamento, reciclagem, destinação, venda ou reintrodução do material inorgânico e orgânico descartado pelas atividades humanas, erroneamente considerados lixos: resíduos, desperdícios de materiais inorgânicos, embalagens, peças, vestuários e calçados usados, vidro, metais, borracha, plástico, isopor, papel, papelão; reintrodução (reciclagem) da matéria orgânica animal e vegetal na Natureza, do pó, ao pó;
O Projeto seria desenvolvido (em 2.010), em Riachuelo-RN, cidade com 4.000 habitantes, 1.500 casas (e prédios) assentados em uma área urbana de mais de 30 hectares:
1)reservar uma casa vazia com mais de 7 compartimentos, na cidade, para seleção, armazenamento, condicionamento, embalagem e negociação(compra e venda) do material recolhido das ruas.Chamaremos esse ambiente de BANCO Sócio-ambiental – “BASA”.Prever um ou dois compartimentos para o manuseio do material.
a) 6 a 8 pessoas para manusear o material – seleção, armazenamento, condicionamento, reciclagem do material inorgânico recolhido das ruas pela prefeitura e levado a esse setor. O trabalho pode ser autônomo empreendido por pessoas que desejam ter uma fonte de emprego e renda com a venda desse material, mas fiscalizado pela prefeitura, ou funcionários (garis) da prefeitura.
b) 6 compartimentos dessa casa, são: 1)vidro, frascos, garrafas; 2)metais, latas; 3)plástico, nylon, PVC 4),borracha, isopor, espuma; 5)papel, papelão; 6) tecidos, sacos, roupas e calçados usados.
Os calçados de couro e tecidos de algodão (matéria orgânica) serão triturados e incorporados ao solo.
c)equipamentos: uma prensa para  fazer fardos de plásticos, papel, papelão; uma prensa para amassar latas, latinhas; uma máquina para triturar plásticos, couros, tecidos,papel, papelão.
2)Nas residências, estabelecimentos comerciais, estabelecimentos de ensino, repartição pública haverá 3 ou mais baldes de plástico(não é cesto) cada um com identificação: a)material inorgânico – vidros, frascos, garrafas, alumínio, bronze, ferro, latas, plástico,papel, papelão, borracha, isopor, esponja tecidos, vestimentas e calçados descartados; b) balde, com tampa, para o papel higiênico usado no sanitário, toalhas, guardanapos de papel(usados); c) balde, com tampa, para matéria orgânica – comida crua, assada, cozida, restos de comida, cascas de frutas, frutas.
Nos estabelecimentos comerciais, de ensino e nas repartições públicas haverá tantos baldes a,b,c quantos forem necessários, distribuídos nos compartimentos do recinto, de acordo com o número de pessoas lotadas; um balde a, um balde b, e um balde c para casas com até 6 pessoas. O tamanho do balde depende também do volume de material normalmente descartado no recinto. Chamaremos esses baldes de depósitos domésticos.
3)para cada 100 casas de uma rua disponibiliza-se, estrategicamente, dois tambores de PVC de 200 litros, vazios, com etiqueta de identificação e na cor vermelha a)vidros, metais, plásticos, papel, papelão, isopor, borracha, roupa e calçados usados; deve ter furos no fundo para evitar o acumula de água das chuvas; b) na cor verde ou azul, tambor b)papel higiênico usado, restos de comida crua, cozida, assada, sementes, cascas de frutas, frutas.Deve ter uma tampa fixada com dobradiça para evitar o acesso de animais e facilitar a colocação do material
O material do tambor “a” é recolhido da rua, pela  Prefeitura,e levado para o BASA onde será esvaziado na área de seleção(manuseio) do BASA. O material do tambor “B” é recolhido da rua, pela Prefeitura, e levado para a zona rural onde será incorporado ao solo com o arado do trator, ou se faz um buraco no chão onde o material é depositado, colocando-se uma cobertura de terra para evitar o acesso do gado e outros transtornos. Isto é matéria orgânica, adubação orgânica, vida para o solo e para as plantas.
4) a matéria orgânica vegetal – folhas, flores, raízes, ramos, galhos, frutas, troncos são recolhidos dos quintais, do muro, dos pomares pelos proprietários da área, e depositados na rua, em frente ao imóvel, devendo-se avisar a Prefeitura para o recolhimento desse material que será levado para o campo, depositando-se a céu aberto sem qualquer dano ao ambiente – pelo contrário – é adubação orgânica, alimento para insetos(e outros animais) e principalmente formando e mantendo o solo VIVO que gera e mantém a vida; Os tambores tem de ser de PVC que não teme as intempéries; jamais, de ferro.
5) os animais mortos, matéria orgânica animal, deve ser enterrada, incorporada ao solo – do pó ao pó; é um dever do proprietário do animal morto, mas a prefeitura deve fiscalizar; quando se tratar de  animais de médio e grande portes, a exemplo de uma ovelha, uma vaca,a prefeitura deve cavar uma vala com a lâmina do trator, profundidade de um metro, lançando  esse corpo na vala e cobrindo-o com terra.
6)Os tambores a/b das ruas, propriedades da prefeitura devem ter, em cada rua, um padrinho eleito democraticamente para dar atenção aos depósitos (pode ser uma família em cada rua). O tambor “a’ tem furos no fundo para evitar o acúmulo de água das chuvas; o tambor “b” tem tampa fixada no tambor com dobradiça para evitar o acesso de animais e facilitar a colocação do material dos depósitos domésticos. Riachuelo tem cerca de 1.500 casas; sendo 2 tambores a/b em cada rua de 100 casas, serão 15 tambores “a” e 15 tambores “b”. Para cada estabelecimento de ensino, estabelecimento comercial, repartição pública deve-se colocar de frente ao estabelecimento, na calçada, mais 2 tambores a/b., totalizando 40 tambores a/b para a cidade de Riachuelo.
7) os depósitos domésticos “abc” dos imóveis, devidamente identificados por etiquetas são normalmente distribuídos na cozinha, área de serviço, no sanitário. O material é depositado diretamente no balde, sem o famigerado saco plástico. Os baldes  da cozinha e do sanitário terão tampas
8) o caminhão ou trator que faz o recolhimento dos tambores a/b com material, das ruas, conduz tambores a/b vazios que substituem os tambores cheios, de modo que a quantidade de tambores adquiridos pela prefeitura deve ser de mais 40+40= 80 tambores.
9)Os garis que fazem a varredura e catação do material das ruas depositam nos tambores a/b de cada rua, de acordo com a identificação do material do tambor. O tambor “a” vai para o BASA, onde será esvaziado, e o tambor “b” para o campo agrícola, onde será esvaziado. Os animais mortos serão enterrados, a matéria orgânica de origem vegetal vai para o campo ou colocado na vegetação. Areia, pedras, pedaços de tijolos, telhas, cerâmica, porcelana é metralha para enchimento na construção civil, ou nas depressões do terreno – buracos, enchimento.
10)baterias, pilhas, componentes eletrônicos, cartuchos e fitas de máquina serão levados separadamente para o BASA e este, por sua vez, procura condicioná-los em lugar exclusivo, em embalagens herméticas, e enviados ao fabricante, como manda a lei.
11)Antes de colocar o Projeto em prática é preciso fazer-se uma campanha de conscientização que atinja a maior parte da população de Riachuelo, principalmente nas escolas, colégios, onde haverá oficina permanente orientada por pessoas habilitadas a explicar o que está exposto neste texto, mas também se buscando, com esse trabalho de conscientização, novas idéias que possam somar-se a estas. Desta forma não haverá lixões, aterros sanitários, eliminando-se todos os males que agridem a vida e o ambiente nas áreas urbanas. Assim, papel será papel novamente, plástico será uma peça útil, metal é metal, vidro será vidro, matéria orgânica animal e vegetal será reintroduzida na Natureza; pedaços de tijolos, telhas, cerâmica, porcelana são pedras para a construção civil, enchimento de buracos no terreno; barro, terra, areia  são pedras, chão.
Os tambores a/b das ruas são facilmente encontrados em armazéns de construção; são embalagens de produtos químicos que depois de esvaziados são colocados à venda; é uma peça rústica, resistente às  intempéries, não sofre corrosão, não resseca, não enferruja, não degrada o solo, a água, nem o Ar atmosférico. Teme apenas ao fogo.
A idéia de se eliminar o lixo de Riachuelo-RN pode ser aplicada em toda cidade com até 5.000 habitantes. Cidade (ou bairros) com população maior exigem outras técnicas de seleção doméstica, coleta pública, reciclagem, armazenamento, lembrando que as classes sociais altas produzem um lixo mais diversificado e de maior volume por indivíduo, mas de uma coisa temos certeza: o lixo da humanidade é absolutamente desnecessário – é o luxo do Homo Sapiens.

Vejamos, na visão racional, o que é lixo: elemento estranho à Natureza, que agride o solo, ou a água, ou o Ar atmosférico – agride a vida e o ambiente. A borracha, o isopor, o nylon, plástico, PVC, esponjas são todos lixos porque são compostos sintéticos que sofrem desgastes com o atrito, com o calor, desprendendo partículas (do seu corpo) que são nocivas onde quer que estejam; quando esses materiais estão compondo pneus, sapatos, tecidos, embalagens de alimentos, de remédios, artesanatos, cordas, canos, utensílios domésticos, peças de ornamentação causam, de alguma forma, danos à saúde humana. A produção, industrialização desses materiais empregam agentes que se propagam no Ar, na água e no solo, expandindo-se em todo o Planeta na ação dinâmica das intempéries; há duas condições em que esses materiais não causam danos à saúde humana: quando servindo de depósito para água em até 40ºC de temperatura; transformando todos esses materiais em pó (triturado com segurança) e usá-lo como substrato na construção de estradas asfaltadas, na construção civil (misturado à massa cimento/areia)para redução no peso e impermeabilização da parede; há notícia da mistura desse material triturado na confecção de tijolos e telhas de argila, barro, o que concorre para diminuir o peso da peça, aumentar a impermeabilização e durabilidade do tijolo, telha, cerâmica, mas principalmente porque esses materiais são altamente combustíveis e dentro da peça de tijolo ou telha vai reduzir o tempo de “queimagem” em 90%, reduzindo de 500 para 50 minutos o tempo para “assar” a peça de argila, o que significa 2 avanços tecnológico/científicos: tira-se esses materiais do ambiente(onde são lixos) e a lenha(vegetação) extraída da mata para a queimagem do tijolo e da telha em Açu e no Seridó vai diminuir em 90%, para o mesmo número de peças assadas nas olarias, cerâmicas.A queimagem desses materiais que integram a argila na confecção de tijolos, telhas não propaga fumaça porque a partir dos 100°C de temperatura eles se transformam em uma massa pastosa  se integrando facilmente ao barro, corpo da peça(telha, tijolo), sem propagação externa
O automóvel queima (usa, gasta, consome, destrói) na combustão do motor matéria fóssil – petróleo, ou matéria ORGÂNICA VIVA – álcool da cana-de-açúcar, biodiesel das sementes oleaginosas (alguns são alimentos do homem e de outros animais), principal causa da extinção da vida no Planeta Terra, em 3 linhas: a fumaça quente que sai do cano de escape cria a chuva ácida, provoca o efeito estufa, aumenta a temperatura, bota lixo na atmosfera que respiramos; queima massa orgânica viva que é o reino produtor de alimentos, provoca desmatamento para impor essas culturas, danifica o solo, polui a água, degrada a vida; em cada quilômetro rodado por um automóvel seus 4 pneus esmagam de 50.000 a 200.000 vidas(insetos, pássaros, lagartixas, preás, ratos) e o atrito do pneu com a estrada, com a rua desprende partículas altamente nocivas à respiração aeróbica, vão para a água, para o solo e para o Ar, penetrando no corpo do homem pelos olhos, as narinas, a boca e na epiderme da pele, atingindo todos os órgãos do corpo, principalmente os sistemas circulatório e respiratório, causando danos irreparáveis, inclusive o câncer.O pior dessa história é que o automóvel não traz qualquer benefício para a flora e para a fauna. Para Deus e para Mãe-natureza, o automóvel que queima matéria fóssil e matéria orgânica viva é uma idéia satânica. Petróleo não é recurso natural; é lixo. O automóvel é o principal membro das famílias brasileiras. De fato, o veiculo automotor (ignição, combustão, explosão) é a mais eficiente arma de destruição em massa – é esgotar a ciência, esvaziar a consciência e promover o contrassenso.
É bom ressaltar que os excrementos do homem são alimentos para o solo, as plantas e os microorganismos. Isto é, o homem é parte da Ecologia onde há um CICLO ALIMENTAR (e não cadeia alimentar) formado pelo metabolismo de vegetais, animais e microrganismos. Portanto, não se devem armazenar os excrementos em fossas, esgotos, nos rios, no Oceano. O homem é pó e seus excrementos também. Sabões, detergentes, desinfetantes são todos biodegradáveis; isto é, degradam a vida – são lixos absolutamente desnecessários; tudo o que mata os insetos e os microorganismos mata também o homem - é só uma questão de dose e tempo.
Ser ou não ser lixo, é uma questão de racionalidade. Exemplos: sabemos que a molécula de água é 2 átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, que é montada na atmosfera = H²O. Qualquer elemento físico, ou corpo presente na água é LIXO; a água que têm minerais (água mineral?) é lixo; toda água que tem contato com o chão, ou com qualquer corpo físico da litosfera é LIXO, porque a água é solvente e substrato da Natureza, adquirindo corpos estranhos; a água do açude, lagoa, tanque, água subterrânea tem minerais, ácidos, matéria orgânica e outros lixos; no Nordeste a única água que não tem lixo do chão é a água da nuvem; é possível captar-se, no chão, água diretamente da nuvem, sem contato com os corpos da litosfera.

Vamos desenvolver o projeto de forma a extinguir o lixo urbano, sem extinguir a humanidade, o Homo Sapiens; parece estranho, mas é perfeitamente concebível.

1)  Formar uma equipe preparada intelectualmente para desenvolver todas as questões reais que levem seguramente e definitivamente ao objetivo: extinguir o lixo urbano na teoria e na prática;
2)  Desenvolver um trabalho de conscientização ambiental, com material didático e oficinas, que serão apresentados em qualquer ambiente, com o intuito e convencer a todas as pessoas, a partir dos 7 anos e idade, que o lixo é um luxo absolutamente desnecessário.
3)  Riachuelo-RN ou qualquer outra cidade desse porte será o laboratório de estudo para o desenvolvimento inicial do projeto, baseado na realidade:
a)   ((Custos, b) fontes de recursos (Ministério das cidades, MMA, CNPQ, ONG), c) meios de coleta, armazenamento, reciclagem do lixo inorgânico e reintrodução da massa orgânica na Natureza; d)venda do material reciclado; e) preparação de fertilizantes, adubos, a partir da massa orgânica animal e vegetal; f) efetivo de pessoal para as diversas tarefas citadas, prevendo-se a remuneração; g) equipamentos  para coleta do material na área urbana – veículos e vasilhames; h) considerar o número de habitantes da cidade e a área ocupada pela cidade; i) buscar o engajamento do poder público local na ideia, a partir das informações de apoio e fontes de recursos em âmbito Nacional; j) solicitar do poder público local a designação de uma equipe (funcionários?) que estará habilitada intelectualmente, e permanentemente disponibilizada para cumprir os objetivos do Projeto, prestando, semanalmente,  contas da execução; l) buscar na Internet o Blog de instituições que se propõem participar deste Projeto com apoio financeiro, já que o apoio técnico está definido com o CONHECIMENTO do problema: quem conhece o problema conhece a solução. m) para cidades maiores que 10 mil habitantes, considerar que a população urbana de Riachuelo-RN é igual à de um bairro de uma grande cidade, e, portanto as medidas para eliminar o lixo das grandes cidades são idênticas, só que multiplicadas por 2, 3,10, 100 ETC.
n) com a extinção do lixo urbano não haverá lixões, aterros sanitários e outras parafernálias da destruição humana; sem lixo na cidade a população vai ter saúde; isto significa uma redução drástica nos custos com lixo e saúde; o)significa qualidade de vida, de fato e de direito, um FATO inédito, que servirá de modelo, exemplo para toda Humanidade.

A partir dos dados deste texto, fazer um Relatório com opiniões sobre os diversos fatores para se desenvolver este Projeto de extinção do lixo urbano; acrescentar informações que foram omitidas (não observadas) de modo a ter o mais perfeito desempenho dos objetivos; Responda: 1) o petróleo e carvão são lixo para a Natureza, por que onde eles estão  não existe água, não existe atmosfera, não existe solo orgânico, não existe vida; eles tem origem orgânica? 2) cite duas situações em que a matéria orgânica está em processo de decomposição; 3) o Homem é carnívoro e herbívoro? 4) a matéria orgânica só morre quando queimada: na cinza, carvão, fuligem da matéria queimada tem vida? 5) quando a gente morre, somos enterrado no  cemitério – do pó ao pó; quais os seres vivos que irão se alimentar da nossa matéria, decompondo-a? 6) todos os seres vivos são feitos de barro, terra, solo, inclusive o corpo humano? 7) o ovo, o leite, a carne, o mel de abelhas tem origem animal ou vegetal ? 8) os animais são herbívoros, carnívoros, nutrição mista e secundária;  cite um animal de nutrição mista; um animal de nutrição secundária; 9) como se chamam os 4 dentes que surgiram na arcada dentária para a gente comer carne ? 10)os vegetais são autótrofos; o que isto quer dizer?


Classificação de grupos de resíduos orgânicos descartados como lixo:
1)matéria orgânica vegetal: árvores,  arbustos, palmeiras e relva; flores, sementes, frutas folhas, ramos, galhos, caules, raízes, restos de verduras da comida; Madeira, TUDO deve ser triturado e incorporado ao solo – do pó ao pó, adubo orgânico do solo, alimento das plantas; Mas também podemos deixar os resíduos orgânicos em cima da terra, que serão transformados, com o tempo, pelas intempéries, e pelos insetos – formigas, cupins; a massa orgânica vegetal verde e restos de comida são alimentos de muitos animais.

2) matéria orgânica de origem animal: animais de médio e grande porte – ossos, cabelos (pelos), restos de carnes, gorduras, vísceras, ovos, leite, excrementos, tudo é pó e deve ser ENTERRADOS em covas apropriadas, ou triturados e incorporado ao Solo como adubação orgânica do solo e alimento das plantas; insetos mortos também é matéria orgânica animal, Pó, adubação do solo e alimento das plantas; restos de comida de origem animal ou vegetal, cozida, assada são alimentos do solo e das plantas; restos de comida são alimentos de muitos animais; carnes, ovos, leite, sangue descartados com o corpo animal são alimento de urubus, desde que não traga fedentina para as pessoas;

Classe dos resíduos inorgânicos:
1)  Pedaços de porcelana, cerâmica, azulejos, louça é tudo terra, pedras, podendo ser usada como enchimento de depressões, buracos no chão, aterros, construções, ou trituradas para virar chão; Peças e pedaços de vidro são recicláveis (e vendável) nas indústrias de transformação, MAS pode ser triturada, transformada em pó, com máquina apropriada, e misturada com massa de cimento, virar calçadas, ruas, estradas, trazendo um visual de destaque por conta do vidro.

2)  Metais – alumínio, ferro, bronze, cobre; Tudo reciclável e vendável.

3)Papel, papelão à base de celulose, é tudo reciclável e vendável para a indústria de transformação; Papel Higiênico, toalha de papel, guardanapo usados, são incorporados ao solo misturados com matéria orgânica vegetal e animal, adubação orgânica; são papéis produzidos sem ácidos ou agentes corrosivos, ou tóxicos (comuns na fabricação de outros papéis);

4)Material de PVC, náilon, plásticos, Isopor, tudo recicláveis e vendáveis;

5)peças de roupas usadas, sapatos, devem ser selecionados de acordo com a composição; roupas de algodão, náilon e outros sintéticos; algodão é matéria orgânica vegetal, e como tal deve ser incorporado  aos resíduos de massa orgânica vegetal; material sintético pode ser vendável; sapatos de couro, pele, é massa orgânica de origem animal, a exemplo dos ossos; os sapatos de material sintético se junta ao tecido sintético das roupas; outra destinação do material sintético seria na massa de asfalto (quente) usada no pavimento de estradas, ruas;

6)Borrachas de pneus, câmara de ar, sapatos, sandálias, e outros, já são usados (triturados) junto com asfalto na pavimentação de estradas e ruas. Existem máquinas para triturar a borracha dos pneus, aproveitando-se o arame de aço que também constitui os pneus;

7)Existem máquinas para triturar papel e papelão; máquinas para esmagar o vidro; Prensa para papel, para latinhas de alumínio, de flandres, e outros.

8) ATENÇÃO: qualquer vasilha, depósito de material tóxico, veneno, graxas, gasolina e combustível (exceto álcool) devem ser devolvido ao fabricante do conteúdo do depósito; Os depósitos de óleo comestível, e/ou álcool, aguardente, whisky, refrigerantes, são tecnicamente inofensivos, podendo ter a destinação dos resíduos inorgânicos classificados neste Trabalho;

Dsoriedem.blogspot.com;
dseverinosoriedem@gmail.com.






                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário