quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Educação ambiental.

O grupo escolar, escola municipal, abandonada, em ruína, às margens do rio Potengi, município de São Paulo do Potengi-RN,  RETRATA fielmente a mudança climática ocorrida no agreste RN, por conta da agropecuária paleolítica; Na Natureza nada acontece por acaso: a cada ação destrutiva do Homem, uma reação proporcional da Natureza + os juros e a correção de atitudes; a construção de uma escola na zona rural obedece no NE (obedecia) às necessidades prementes de se levar instrução, educação para a população de crianças e adolescentes, com seus afazeres no campo, que não poderiam se deslocar para a sede do município, a cidade,  para estudar; o primeiro requisito seria o número de alunos, o que significa dizer que uma escola funcionando em dois turnos (manhã e a tarde) com mais de 50 alunos - jovens e crianças, de vinte famílias estabelecidas em um raio de 1 km, permitindo as crianças e jovens se deslocarem à pé,ou à cavalo para a escola; as professoras também deveriam ser da área, já que a sede do município estar a mais de 8km da escola, e não havia estradas e transporte conduzir diariamente, em dois turnos, as professoras entre a cidade e a escola. MAS o fracasso dessa escola, como acontece em todo o Brasil, está na desinformação escolar; se a escola estar em uma área agrícola; se as crianças e adolescentes dessas áreas são de famílias que  vivem da agricultura e criação de gado, o fundamental do ensino seria trazer informações cientificas relacionadas com essas atividades, já que os pais desses jovens e crianças trazem o modelo agropecuário que nos foram transmitidos desde o Brasil Colônia, pelo português medieval;  pelo escravo africano da cultura da pedra polida; pelo índio local da cultura da pedra lascada; o resultado não poderia ser outro: fracasso, ruína, destruição, morte.

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