sábado, 25 de janeiro de 2014

Educação ambiental.

Material didático ambiental 41;  na chã da serra de santana-RN; vendo-se esse plantio de árvores, e entre elas bem varrido, sem plantas, parece bonitinho, limpo; ERRADO! Os Elementos do clima, a exemplo da temperatura, ventilação, umidade do solo, umidade do ar, incidência e reflexão de luz solar, foram degradados com essa agressão, cujo alcance depende das áreas manipuladas; observamos em visita a esta localidade, nesta data da fotografia, que essa "limpeza"  acontece somente na área em torno da casa, ambiente chamado de "terreiro"; parece que as pessoas da área aprenderam com as circunstâncias da seca, pois há 20 ou 30 anos faziam-se a queimada, chamada coivara, de toda e qualquer matéria orgânica seca; as plantas rasteiras, capins que nascem todos os anos com as chuvas tem  ciclo de vida curto, secam e morrem, e na visão do agricultor, é passivo de fogo; o termo "limpar" a terra consiste em se arrancar as plantas que não são lavoura, e quando secas, queimá-las; é uma prática danosa que persiste  no NE; A vida é pó e deve voltar ao pó; com esta frase, inclusive na Bíblia, ficou definido que tudo que vem da terra deve voltar à terra; as plantas arrancadas no "roçado" devem ser incorporadas ao solo, como forma de restituir ao solo tudo o que foi colhido para a geração e manutenção do corpo vegetal; enquanto isto, ao queimar-se o corpo de  matéria, tudo vira carvão, fuligem, fumaça, cinza, que embora PÓ não contribui para a vida; o fogo é um agente de destruição incompatível com a vida, de tal forma que o fogo e a vida não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.

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