quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Educação ambiental.

Material científico para estudo  ambiental 29; o título dessas reportagens - material científico para estudo ambiental define perfeitamente o objetivo deste Trabalho; Quem conhece o Problema conhece a solução! Se um engenheiro agrônomo, ou engenheiro florestal tivessem passado nessa estrada há 3 meses, toda vegetação cinzenta, com aparência seca, desprovida de folhas, teria sido classificada como caatinga, que na literatura brasileira significa mata cinzenta; nesta data da fotografia, com apenas 70mm de chuvas entre dezembro/13 e esta data, certamente a posição do técnico seria outra; isto mostra a confusão que é a literatura ambiental brasileira; para esses técnicos o semiárido natural e artificial nordestino é caatinga; imaginem a surpresa para esses técnicos quando dizemos que 80% das abas da Serra de Santana tem vegetação de CERRADO, com 1 a 3 elementos a nível de árvore e/ou arbusto por m²; no CERRADO tem umburana, angico, aroeira, catingueira, mororó, cumaru, mulungu, ipê, caibreira, árvores com mais de 10m de altura, quando adultas, todas madeira de lei, e ainda: essas árvores NÃO nascem na caatinga que se vê em segundo plano nesta imagem; este estudo ambiental com informação científica VERDADE é muito importante para se criar uma literatura ambiental brasileira própria, já que a   registradas nos JIBIS, e/ou é pregada nas escolas, universidade é uma cópia falsa ( de 1.992) da literatura ambiental USA; Embora os elementos da Natureza sejam os mesmos em TODO o Planeta, as variáveis atmosféricas, os recursos naturais do Brasil são exclusivos: até mesmo nessa imagem se vê 2 ambientes diferentes - caatinga e cerrado, onde são diferentes o terreno, a flora, a fauna; e se dissermos que entre   CERRADO  e caatinga há diferenças na umidade do terreno, umidade do ar, temperatura ambiental, ventos, Etc

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