quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Educação ambiental.




Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor Arcebispo de Teresina-PI.

      

As informações do anexo são partes do material divulgado no Planeta Terra desde 1.994 e, recentemente, nas arquidioceses e dioceses estabelecidas em RN-PB-CE, Estados que, por desinformação, acreditam que o líquido mal cheiroso, contaminado com veneno, mercúrio, esgoto e lixo que escorre a mais de 1.000km (distância desses Estados) no RSF acabaria com essa seca cultural do NE, quando na verdade a solução desse  secular problema está ao nosso alcance, porque a água doce, pura, está na porta de casa dos nordestinos: é de graça, é abundante e tem todos os anos – só precisa ser captada e armazenada racionalmente.Recentemente a TV mostrou a seca no Piauí, e obedecendo a meus sentimentos e princípios de cristandade e cidadania tomei a iniciativa de fazer o encaminhamento deste material, dando testemunha científica aos piauienses, por intermédio de V. Exa.Revma.,  que em 2.007 cada metro quadrado do semi-árido(?) piauiense recebeu (média) 400L/m² de água H2O das chuvas, mas 80% dessa água foram para o Mar de água salgada; que o seu Parnaíba, único rio caudaloso genuinamente nordestino desperdiça, no Mar de água salgada, 300m³ por segundo, mas há 10 anos era de 500m³/seg, volume de água suficiente para dar um banho nesse  Estado. Com este material anexo estamos ensinando como captar e armazenar a água das chuvas, sem perda, sem fuga, água pura, para o abastecimento urbano e para a produção de alimentos nos 12 meses do ano. Para restaurar o rio Parnaíba há também formas simples e naturais ao alcance do Homem Imagem e Semelhança de Deus (Espírito). O Estado do Piauí tem 70.000km² de Nordeste Amazônico onde o índice pluviométrico varia de 1.000mm a 2.200mm ao ano; No Maranhão(vizinho) tem os rios Gurupi, Turiaçu, Pindaré, Grajaú,  Itapecuru, Mearim com água corrente no leito durante o ano, ou pelo menos durante 9 meses do ano, que poderia ser canalizada pelo litoral para “afogar” a seca e a fome no Piauí.
Ao colocar este material científico em vossas mãos tenho a convicção de está prestando um grande serviço ao Piauí( e ao Brasil) e  cumprindo o meu dever de cristão.

No arquivo da FEMeA há 136 documentos recebidos de autoridades e instituições, que representam menos de 1% dos documentos expedidos em 17 anos. Observam-se no teor dos documentos recebidos (do anexo) evasivas covardes, tendenciosas.
Em 1.994 quando se iniciou a divulgação desse material a vazão média de água do RSF era de 2.000m³/seg. e hoje é menor que 1.500m³/seg; o outro rio caudaloso, o Parnaíba, tinha vazão de 600m³/seg e agora é 300m³/seg; o semi-árido tinha 800.000km² e agora passa de 1.000.000 km²; as secas (até 400mm de chuvas ao ano) era menos freqüentes e a oferta de chuvas era maior. Isto reforça o estigma de que o Brasil é mesmo a  república das bananas, o pais do faz de conta, naturalmente se referindo aos nossos dirigentes.
Com a divulgação recente desse material científico com as Dioceses do NE espero que a Igreja Católica se conscientize da necessidade de adotar literatura e informação coerentes com os problemas e soluções ambientais e sociais desta Região, porque até agora sua posição, com essa pretensão, choca-se frontalmente com a realidade. Alguns exemplos: a campanha da fraternidade de 2.007 é sobre a preservação da Amazônia; Paróquias do NE fizeram a abertura da campanha acendendo uma grande fogueira em frente às igrejas; a devastação da Amazônia até setembro já é 40% maior do que em 2.006. A campanha de 2.004, com o tema – água, não surtiu o efeito desejado, porque os argumentos eram inconsistentes, subjetivos, contraditórios; tenho em mãos uma cartilha divulgada pela Igreja na qual se defende o retorno da empresa Vale do Rio doce para a administração pública estatal, voltando a ser caixa 2, bolsa 3, cueca 4 e formação de quadrilhas para alimentar a corrupção, como acontece na Petrobrás e outras “brás”; o ferro  dar ferrugem; ferro só é recurso natural quando na porcentagem correta nas células vivas; qualquer  exploração(ou uso) do ferro é agressão ambiental – degrada o solo, o Ar atmosférico, a água...
O Espírito Santo age onde quer, mas certamente não agiria no palácio do planalto, no congresso nacional, no desfile de carnaval, no jogo do futebol, nos terreiros de macumbas (e outras seitas afro-brasileiras), nos centros espíritas ou nas igrejas que vendem Jesus Cristo em grosso e no varejo.
A Igreja  deve optar pelos tesouros do Céu e defender a própria Igreja Católica que está sendo corroída de dentro para fora e de fora para dentro; assistimos recentemente na TV o senador Joaquim Ruriz(Brasília) renunciando ao mandato para não ser cassado por corrupção, quando foi mostrado, mais de uma vez, o retrato de uma santa na entrada(porta) de sua mansão em Brasília; no dia 11 do corrente o senador Renan Calheiros exibiu a imagem de uma santa junto a sua poltrona de assento de presidente do Senado.
Fico a conjeturar como a Igreja Católica poderá omitir-se das informações que enviei para as Dioceses no RN, PB, CE, PI(ainda em andamento),mas desde já adianto a V. Exa. Revma. que pretendo encaminhar toda essa documentação para o Vaticano.

   Com a paz que foi outorgada por Jesus Cristo a todos os que podem ser considerados filhos de Deus; esses não nascem do sangue, nem de um querer da carne, nem de um querer do homem, mas de Deus – Jo 1,12-13.                     


                                                    ______________________________________

                                                    Damião S. de Medeiros.
Dando continuidade a divulgação do material didático ambiental de dsoriedem.blogspot.com   vamos  transcrever oficios, cartas, documentos expedidos e recebidos por  Esta Fonte de Educação ambiental. Aqui documento expedido para Arquidiocese  de Teresina-PI, em setembro de 2.007. Com essa divulgação queremos mostrar que nosso material científico é divulgado no Brasil e no Exterior desde 1.994. A quem interessar possa, CARTA aberta  1
É VERDADE, dou fé.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário