quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Educação ambiental.

 Apicultor.

A passagem evolutiva do Homo Erectus irracional, instintivo, para Homo Sapiens (sabe que...) se deu por causa da dieta alimentar, essencialmente para o desenvolvimento da mente. Isto aconteceu (também com exercícios mentais) há 7.518 anos, quando o Homem, nômade, se fixou na terra (e construiu sua casa) para produzir seu alimento, junto do seu habitat. O primata Hominídeo foi herbívoro durante mais de um milhão de anos, mas sendo um mamífero tinha, no organismo, predisposição para ingerir matéria orgânica de origem animal; O Homo Erectus já comia ovos, leite,mel, mas faltava a adaptação para comer carne, desde a boca (dentes) ao estômago, surgindo assim, há 10.000 anos, os 4 dentes caninos da arcada dentária, mas a carne não podia ser crua, como fazem os carnívoros. Na capa deste Veredicto(editorial) mostramos a posição nutricional do Homem no ciclo alimentar da vida. O Homem e os insetos são os únicos animais com nutrição mista – comem carnes e vegetais.
O Homo Sapiens come todas as partes dos vegetais – raiz, caule, folha, flor, casca, fruta, sementes, e todos os tipos de carnes, mas ainda existe na Terra o Homo Erectus que come sua própria carne – antropofagia selvagem.
Voltemos à apicultura – criação científica de abelhas para a produção de mel e correlatos. Vamos nos deter na criação de abelhas como sugestão na criação de emprego e renda no semiárido nordestino. Todo nordestino sabe que a abelha produz mel colhendo a matéria-prima (néctar) nas flores, com a finalidade única da nutrição de todos os indivíduos da colmeia. A abelha produz mel durante a floração das plantas. As plantas nativas (flora) escolhem o lugar para nascer e viver de acordo com o relevo, fertilidade do solo e variáveis atmosféricas – de acordo com o equilíbrio dos 4 elementos da Natureza que geram e alimentam a vida. Isto significa que a flora na região de Natal-RN, ponta da zona da mata nordestina, não é a flora do município de Santa Maria-RN, a 50 km de Natal.As plantas nativas do semiárido tem o mesmo período de floração – desde o início da estação chuvosa até 30 dias após a última chuva, durante 120 a 150 dias, entre janeiro e junho; em 215 dias do ano, no verão, não há floração nas plantas nativas. Onde há fruteiras – cajueiros, mangueiras, goiabeiras, Etc a produção de mel de abelhas acontece durante 8 meses do ano, já que essas árvores tem floração em períodos diferentes da flora local. Apicultura significa: 1)disponibilidade de flores na maior parte do ano; 2)seleção de abelhas de acordo com a situação climática (adaptadas); 3)colmeias atrativas. Em 80% do semiárido não há produção de mel de abelhas. Em 2.005, quando choveu  apenas de maio a junho,  250mm, testemunhamos o “apicultor” ofertando, diariamente às abelhas do seu projeto, um quilo de açúcar, e mesmo assim as abelhas arribaram, fugiram.

Informativo o Veredicto                   Nº 06, de 31 de Agosto de 2005.
 
Até quando este país quer viver “de chute?”Se não evoluir morre na moita, feito preá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário