sábado, 26 de abril de 2014

Educação ambiental.




5)Problema social. A violência na sociedade brasileira.
   Introdução: quem viola os Mandamentos de Deus pode ter o perdão, arrependendo-se; quem infringe os regulamentos da sociedade humana pode ser inocentado, pagando com sacrifícios; quem agride os Bens da Natureza, dos quais todos nós seres vivos somos feitos, agride a vida, agride a Deus, nega-se a racionalidade e paga com a morte do corpo, da mente e do espírito.

Violência: Manifestação física, psicológica e espiritual, propositiva ou inconsciente, conduzida pelo homem corpo, mente e espírito em palavras ou ações, com a função de agredir valores essenciais distinguidos na Razão: 1) o falso e o verdadeiro; 2) o bem e o mal; 3)o natural e o revelado; 4) a lógica e a experiência;  5) o necessário e o contingente.
O Homo Sapiens criado por Deus há 7.519 anos é o centro e a razão de tudo o que acontece ou deixa de acontecer no Planeta Terra; entre o Céu e a terra nada acontece por acaso; O Homo Sapiens (sabe que) foi criado instintivo, produto do meio, porque é carne, mas com racionalidade latente, intrínseca do Espírito do qual seu corpo é o invólucro. Os diversos Dons das pessoas vêm do Espírito Santo; isto é, a racionalidade, a inteligência é do espírito e depende da qualidade dos exercícios na educação, na instrução e na cultura; esses valores são, a exemplo do homem animal, produtos do meio, mas o poder do seu espírito pode moldá-los à Razão.
O Homem depende essencialmente da evolução intelectual. Em 7.519 anos de civilização humana o Homem já deveria ter atingido a condição de Homo Sapiens Sapiens (sabe que sabe) – racionalidade patente, consciente, intuitivo, detentor da razão. O homem nasce irracional como todos os animais, porem nasce com um espírito potencialmente intelectual.
Toda violência será castigada com equilíbrio; a violência é uma característica do homem meio-racional, meio-instintivo, produto do meio – Homo Sapiens que deve desaparecer (já aconteceu com outras espécies de homem) até o ano 2.200DC. O falso, o mal, o natural, a experiência e o contingente têm o mesmo valor do verdadeiro, do bem, do revelado, da lógica, do necessário, mas tem sentidos opostos; o equilíbrio desses valores se processa no emprego da Razão, onde tudo e todos, dependendo das circunstâncias, podem ser neutros, harmônicos, equilibrados.
Violência é violar preceitos, regras, valores estabelecidos pelas intelectualidades cientes e conscientes, intuitivas, infinitas – a Razão. A Bíblia é uma fonte confiável para se conhecer a razão.
Para o Homo Sapiens a violência é relativa – o que é violência para uns não o é para outros; exemplo: 1)o roubo, o assalto o seqüestro de pessoas é considerado “trabalho” para quem os praticam, mas para os agredidos é qualidade de morte, só violência.
Para se chegar à Razão é preciso tratar violência com violência; essa máxima é bem patente na bíblia judaica e consta que Deus ama a humanidade, mas quando o homem o desobedece (viola seus mandamentos) Ele aplica a correção, destruindo o agressor (árvore que não dar bons frutos deve ser cortada); é a razão; 2)foi assim com o dilúvio, foi assim com Sodoma e Gomorra, e será assim  quando Jesus Cristo, o Juiz, voltar à Terra; justiça será feita; isto é, o pecado será castigado.
Durante o Ministério de Jesus Cristo, há 2.000 anos, Jesus fez um chicote de cordas para expulsar os mercadores  que faziam da Casa de seu Pai, a sinagoga, um mercado (N.T.); 3) na sociedade é preciso que exista policiais treinados e equipados para enfrentar, à altura, a bandidagem; é racional?
 A violência é, portanto, fruto da intelectualidade: os seres irracionais não têm consciência do que fazem – são inocentes; à luz da razão não há violência quando o animal carnívoro mata outro animal para comer, mas é violência quando o homem mata o touro para comer a sua carne, porque na racionalidade o homem poderia se alimentar de outra forma.
Se a violência é intelectual significa dizer que ela tem origem social, econômica, cultural. Exemplo: 4) o assalto à mão armada é uma violência social, econômica ou cultural (a arma de fogo é tecnologia, é poder econômico; só é violência quando usada); 5) o tráfico de drogas nas favelas é regra de convivência e conveniência: cultural, econômica ou social?
A Violência  e a Razão não tem dimensões; exemplo: qual a diferença, em termos de agressão(ou não):  6) entre a tapa dada por um pai na correção do filho (quem corrige, ama); a tapa dada em um marginal por um policial, e as tapas trocadas entre duas pessoas em uma briga (violência ou razão)?);
7) a prostituição infanto juvenil é uma agressão para as crianças e para o Brasil; 8) mas é turismo sexual que traz muitas divisas para o nosso País; somente os turistas do sexo masculino se envolvem na agressão, mas no Brasil essas crianças são vendidas pelos seus responsáveis(?), na maioria das vezes mulheres(mães).
Pergunta: se a prostituição é um problema social, cultural, econômico porque as mulheres estrangeiras, turistas, não se envolvem com o turismo sexual do Brasil? Porque na maioria dos países, até de 1° mundo, a violência contra as crianças acontece dentro de casa, com pessoas da família, particularmente o estupro de meninas?
9) A degeneração da família brasileira acontece (particularmente nas manifestações culturais) em todos os seguimentos da sociedade humana e se agrava com as (10) drogas introduzidas em casa pelos adultos (ou pelo mau exemplo), facilitadas pelo poder econômico.
11) Quantas mulheres, adultas, já foram condenadas por ter relações sexuais com um garoto de menor idade. Não é estupro, não é violência?
12) A corrupção desenfreada na política partidária no Brasil é violência, se milhões de pessoas passam fome por falta desses recursos públicos!
O Homo Sapiens, meio-instintivo, meio-racional não saberia distinguir o que é violência e o que é razão, equilíbrio; daria sua opinião de acordo com a própria conveniência, recompensa e vantagem momentâneas, sem nexo.
Onde tem Deus não há violência; há RAZÃO nessa afirmativa? Deus estar em toda parte?
13) Deus entraria no Congresso Nacional Brasileiro? No estádio de futebol durante uma disputa futebolística? No Palácio do Planalto? Na Mesa do Centro espírita, nos Terreiros afro-brasileiros?  Bíblia mostra que não; consta que o Homem Adão/Eva foi criado Templo do Espírito de Deus, imagem e semelhança;
14) Qual o espírito dos dirigentes do PCC, do MST, dos PPP.  Na Bíblia  está escrito que a morte do corpo do homem é o salário do pecado; a morte é uma violência ou é a razão? Em alguns países da Europa, chamado de 1° mundo, é permitido o casamento entre homossexuais do mesmo sexo. A violência neste caso é contra quem? Quem é o transgressor?
As doenças físicas e mentais do homem são violência? As doenças nos outros animais e nos vegetais são violências causadas pela degradação ambiental. Quem é o agressor?  Jesus Cristo afirmou que Deus não quer o sacrifício de ninguém. Onde está a violência e a razão, neste caso? Nas chamadas “culturas de 4° mundo” as crianças do sexo feminino são submetidas ao extirpamento do hímen, alegando-se razões. Os judeus faziam (ou fazem) a extirpação do prepúcio, como aliança com deus? Há, de fato, razões ou violência?  Os homens citados Antigo Testamento (Bíblia) eram todos polígamos, mas Deus afirmou que o homem deixa pai e mãe e se une a UMA mulher para ser UMA só carne;
A mulher polígamo era prostituta, condenada. Onde está a razão, se a poligamia (e a infidelidade) é uma violência? Há 2 pesos e duas medidas para a mulher e para o homem?  O 9° Mandamento  é: não desejar a mulher do Próximo; e quando a mulher não tinha marido? E o poder sedutor da mulher não era pecado? Violência? Onde está a razão? E desejar " o macho" da outra? O leitor do Veredicto pode exercitar sua RACIONALIDADE mostrando, nos itens supracitados, a violência, ou o equilíbrio em Razão de: Continuaremos este assunto no próximo  Informativo o Veredicto.
Se o Brasil não ganhar a cópula do mundo, vira um grande pandemônio de violência generalizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário